Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339809
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, S. S. H. de
CARVALHO, A. G.
BALIEIRO, F. de C.
Informaçães Adicionais: Schweyka Stanley Holanda de Oliveira, UFRRJ; Amélia Guimarães Carvalho, UFRRJ; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Título: Desenvolvimento da Leucaena leucocephala (fabaceae) em três diferentes amostras.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e Conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: leguminosa
crescimento
comparação
Conteúdo: A leguminosa Leucaena leucocephala apresenta múltiplos potenciais de utilização. Atualmente têm sido muito empregada no melhoramento da qualidade físico-química e biológica do solo. Esse estudo avaliou o estabelecimento de correlações entre a variável de crescimento em altura e a fertilidade de amostras de Planossolo Háplico, Argissolo Amarelo e substrato, objetivando verificar quais as melhores condições para o desenvolvimento da Leucaena leucocephala. Para tanto as amostras foram distribuídas em tubetes, e submetidas às condições edafoclimáticas controladas, em casa de vegetação da área experimental do Departamento de Solos do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A forma de designação foi feita com base no sorteio das unidades experimentais inteiramente ao acaso. Ao final de noventa e seis dias, foi medida a altura das plantas. Na amostra de Planossolo Háplico, Argissolo Amarelo e substrato, aproximadamente 50%, 61% e 89%, respectivamente, germinaram. A última delas apresentou a maior média de crescimento, o que pode ser explicado pelas características físicas e químicas das amostras.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab4884319.pdf117,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace