Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339818
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, R. B. de
COSTA, C. A. de Q.
TANI, L. V.
OLIVEIRA, R. S. de
SOUZA JUNIOR, H. C. M. de
BALIEIRO, F. de C.
ANDRADE, A. G. de
DONAGEMA, G. K.
POLIDORO, J. C.
CAPECHE, C.
Informaçães Adicionais: Rafael Braga de Oliveira, UFRRJ; Carolina Araújo de Queiroz Costa, Universidade Veiga de Almeida; Laura Vieira Tani, PUC - Rio; Rafaela Silva de Oliveira, UFRRJ; Hamilton Clóvis Miranda de Souza Junior, UFF; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; CLAUDIO LUCAS CAPECHE, CNPS.
Título: Fertilidade e carbono orgânico de subsolo recuperado com leguminosas arbóreas e lodo de esgoto.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e Conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Área degradada
Lodo de esgoto.
Conteúdo: Leguminosas arbóreas têm sido muito utilizadas em programas de recuperação de áreas degradadas, dada a adaptação e crescimento em condições adversas e que se revertem em melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do substrato. Esse estudo objetivou avaliar a fertilidade e o teor de C orgânico da camada superficial de uma área de empréstimo recuperada com duas leguminosas e lodo de esgoto, no Rio de Janeiro. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, sendo os tratamentos a combinação de duas espécies de leguminosas (Sabiá, Mimosa caesalpiniifolia e Maricá, Mimosa bimucronata) e cinco doses de lodo de esgoto (0; 2,85; 5,70; 11,4 e 22,80 Mg ha-1). Após seis anos de crescimento amostras compostas foram avaliadas quanto ao pH, os teores de Ca, Mg e Al trocável, P e K disponíveis, acidez potencial e carbono orgânico.
Thesagro: Fertilidade.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab4119754.pdf193,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace