Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/339819
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CASSAÚ FILHO, C. E. G.
BALIEIRO, F. de C.
FARIA, S. M. de
Informaçães Adicionais: Carlos Eduardo Gomes Cassaú Filho, Universidade Santa Úrsula; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; SERGIO MIANA DE FARIA, CNPAB.
Título: Fertilidade e densidade de raízes de um Latossolo sob cana-de-açúcar e de área de empréstimo em Itumbiara, Goiás.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e Conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: recuperação de área degradada
qualidade do solo.
Conteúdo: O presente estudo objetivou avaliar a fertilidade, a densidade de raízes e a mineralogia de um Latossolo sob cultivo de cana, comparativamente a uma área de empréstimo, com potencial também para uso agrícola, em Itumbiara-GO. Os solos foram amostrados e caracterizados quanto à fertilidade (pH, K e P disponíveis, Ca+Mg e Al trocáveis, T e V), densidade de raízes (g cm-3) e atributos associados à mineralogia. Ambas as áreas apresentam potencial de uso agrícola, sendo que a denominada de Vermelhão, supostamente menos fértil e de menor qualidade, demonstrou características compatíveis com áreas que tenham recebido corretivos no passado. O fósforo foi o nutriente mais limitante ao desenvolvimento de plantas em ambas as áreas. O uso com essências florestais é recomendado, dado as características de algumas espécies e o baixo investimento inicial com adubos.
Thesagro: Cerrado.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab6683291.pdf111,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace