Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/350749
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, A. C. A. de
QUEIROZ, J. A. L. de
PEREIRA, L. A.
CESARINO, F.
DIAS, F.
Additional Information: ANTONIO CLAUDIO ALMEIDA DE CARVALHO, CPAF-AP; JOSE ANTONIO LEITE DE QUEIROZ, CPAF-AP; LUCIANO ARAUJO PEREIRA, IEPA; FABIANO CESARINO, IEPA; FERNANDO DIAS, INSTITUTO MACAPAENSE DE ENSINO SUPERIOR.
Title: Caracterização morfológica dos frutos e sementes do cipó-titica (Heteropsis flexuosa (H.B.K.) G.S. bunting).
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 56., 2005, Curitiba. Resumos... Curitiba: Sociedade Botânica do Brasil: Universidade Federal do Paraná, 2005.
Language: pt_BR
Description: Cipó-titica é o nome usado para identificar tanto o produto obtido das raízes fibrosas de algumas hemiepífitas, como também as próprias espécies de lianas. Em função da grande quantidade de produto extraído no Amapá e exportado para outras regiões brasileiras, o produto tem recebido uma atenção especial. As pesquisas realizadas até o momento já disponibilizaram dados sobre as áreas de ocorrência, a densidade e as espécies das quais o produto é extraído. A partir dessas informações sabe-se hoje que o cipó-titica extraído no Amapá provém de cinco espécies do gênero Heteropsis, não obstante, a espécie mais abundante continua sendo Heteropsis flexuosa. As descrições das características morfológicas são referentes à espécie H. flexuosa: O fruto provém de uma inflorescência cuja espádice mede de 5 a 10 cm de comprimento. A fecundação nem sempre ocorre homogeneamente em toda inflorescência, de modo que, é comum verificar uma infrutescência com parte dos frutos fecundados. A partir da fecundação do óvulo e conseqüente desenvolvimento da semente, o mesocarpo se dilata, ficando bastante intumescido, o que ocasiona rachaduras no perímetro externo do mesmo e o descola dos demais frutos que estão em seu redor. É possível distinguir com facilidade os frutos que possuem sementes ou não. Quanto à polinização, os dados são preliminares, porém, existe forte indicação de que coleópteros da família Nutidulidae, gênero Brachypeplus sp as polinizam. Esses insetos têm sido encontrado nas inflorescências com brácteas ainda fechadas. As sementes do cipó-titica são oblongo- cilindricas de extremidade basal alargada e com uma atenuada depressão na região hilar. O peso de 100 sementes é cerca de 28,34g e mede cerca de 8-12mm de comprimento, enquanto a largura e espessura medem em torno de 5mm. Dependendo do estágio de maturação, o tegumento pode apresentar-se tenro e viscoso a coriáceo branco-cinza.
Thesagro: Morfologia Vegetal
Fruto
Semente
Data Created: 2008-05-05
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2005Caracterizacaomorfologicadosfrutosesementes.pdf50,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace