Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/353093
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Dez-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRITO, R. M.
BRITO, O. R.
MELEM JUNIOR, N. J.
RICHART, A.
DEMÉTRIO, G. B.
REIS, L. C.
GUEDES, M. C.
FEY, R.
CAMOLEZZI, G. B.
FUJIMURA, A. M.
BORIAN, T. B.
SERCUNDES, R. K.
TROMBINI, L. P.
Informaçães Adicionais: RAFAEL MIZUBUTI BRITO, Estudante do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).; NAGIB JORGE MELEM JUNIOR, CPAF-AP; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
Título: Disponibilidade de fósforo, cobre, manganes e zinco em três solos incubados com carbonato de cálcio.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 27.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 11.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 9.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 6., 2006, Bonito, MS. Anais da FERTBIO 2006. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2006.
Série: (Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 82).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Os solos tropicais são normalmente ácidos, devido a lixiviação de bases e ausência de minerais responsáveis pela reposição dessas bases (VITTI; PROCHNOW, 1996). Além da ocorrência natural, as práticas agrícolas de manejo podem acentuar a acidez do solo, Para Gama (1998) a recomendação correta de calcário tem grande importância, principalmente para que se tenhà uma adequada correção da acidez e aumente a eficiência dos fertilizantes. Isso torna-se mais relevante no caso do fósforo e dos micronutrientes metálicos, pois a acidez do solo exerce grande influência no controle da disponibilidade destes nutrientes. Segundo Lopes (1989) além da acidez, fatores como tipo e quantidade de argila do solo também influenciam a disponibilidade de P no mesmo. De acordo com Abreu et aI. (2001), o cobre tem sua disponibilidade controlada pela reação do solo e por altos teores de matéria orgânica que pode complexa-lo. No caso do manganês baixos teores naturais e o desequilíbrio de outros metais (Ca, Fe, Mg) condicionam a sua disponibilidade no solo (BORKET et al., 2001). Para estes autores a correção da acidez dos solos sob cerrados, com elevação da saturação por bases a 70% contribuiu para o surgimento de deficiências de manganês na cultura da soja, daí a recomendação atual de considerar 50% de saturação por bases como valor mais adequado àquela cultura. Quanto ao comportamento do zinco, Abreu et al.(200 1) relacionam que além da acidez baixa, altos teores de fósforo e matéria orgânica, podem reduzir a sua disponibilidade no solo. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a disponibilidade de fósforo, cobre, manganês e zinco em três solos incubados com CaC03.
Thesagro: Solo ácido
Calagem
Nutriente
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2006fertioDISPONIBILIDADEFOSFORO.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace