Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/393693
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: NASCIMENTO JUNIOR, J. de D. B.
Additional Information: JOAO DE DEUS BARBOSA N JUNIOR, CPATU.
Title: Zoneamentos agroecológicos e seus reflexos no desenvolvimento da produção agrícola familiar municipal no Estado do Pará: a questão da seguridade alimentar da população local.
Publisher: 2008.
Pages: 187 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Orientador: Thomas Peter Hurtienne.
Keywords: Zoneamento econômico
Pará
Brasil.
Description: A região Amazônica representa atualmente um conjunto de conflitos de interesses, que apresentam como eixos centrais à questão ecológica e a necessidade de garantir a sobrevivência da população local municipal. O presente trabalho discute a eficiência, eficácia e efetividade de parte dos Zoneamentos Agroecológicos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, através desua Unidade Descentralizada no Pará, Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental, Embrapa Amazônia Oriental, nos anos de 1975, 1998, 1999, 2000,2001, 2002, 2003 e 2004, quando atendeu dezenas de solicitações, por parte de gestores municipais, estaduais e federais (Instituições e governos), do Estado do Pará,no que tange aos reflexos do seu uso ou desuso, como instrumento de planejamento para o desenvolvimento endógeno desses municípios, principalmente àquelesligados a garantia da seguridade alimentar da população neles residentes, de produtos como: Arroz (Oriza sativa) e Feijão (Phaseolus vulgaris L.), produzidos por pequenos produtores familiares, que segundo Costa (1973), trata-se do grupo formado por aqueles agricultores que utilizam módulos de terra de até duzentos hectares, e, que noventa e cinco por cento da mão-de-obra... ocupada com as atividades agrícolas,é familiar. Nessa pesquisa, serão avaliados os zoneamentos ecológicoeconômicos dos municípios, pertencentes à microrregião de Paragominas: Abel Figueirêdo, Rondon do Pará, Paragominas e Bom Jesus do Tocantins. De antemão, sabe-se que somente os ZEE, não representam - in totum, uma panacéia (remédio para todos os males), mas trata-se de uma ferramenta potente para planificar o uso do território e da terra e ajudaria bastante quando utilizado para definição das áreas potencialmente promissoras para produção de alimentos básicos.
Thesagro: Agricultura Familiar
Agricultura Sustentável
Desenvolvimento Sustentável.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2009-06-16
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoZoneamentosAgroecologicosReflexos.pdf15,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace