Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/40259
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Set-2008
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: GOULARD, R. S.
ALENCAR, M. M. de
POTT, E. B.
CRUZ, G. M. da
TULLIO, R. R.
ALLEONI, G. F.
LANNA, D. P. D.
Informaçães Adicionais: Rodrigo R. Gouart, USP/ESALQ; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; Edison Beno Pott, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; Geraldo Maria da Cruz, CPPSE; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; Guilherme Fernando Alleoni, Instituto de Zootecnia- IZ - Nova Odessa; Dante Pazzanese Lanna, USP-ESALQ.
Título: Composição corporal e exigências líquidas de proteína e energia de bovinos de quatro grupos genéticos terminados em confinamento.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 37, n. 5, p. 926-935, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Gado de corte
Composição corporal
Cruzamento
Exig~encia Líquidas
Nelore
Taxa de deposição
Conteúdo: Objetivou-se neste estudo avaliar a composição corporal e as exigências para crescimento de bovinos de quatro grupos genéticos em confinamento. Utilizou-se a metodologia de abate comparativo, com delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos: Nelore (NE), ½ Aberdeen Angus + ½ Nelore (AN), ½ Canchim + ½ Nelore (CN) e ½ Simental + ½ Nelore (SN). Quarenta e sete animais castrados, com média de 22 meses de idade e peso em jejum de 310 kg, foram confinados por 101 dias. A dieta experimental continha 13,34% de proteína bruta (PB) e 71,81% de nutrientes digestíveis totais (NDT). A composição do corte da 9a-10a-11a costelas foi utilizada para estimar a composição do corpo vazio. Bovinos AN (428 kg) e SN (410 kg) não diferiram quanto ao peso final de corpo vazio, que foi semelhante também entre os animais CN, NE e SN (389, 390 e 410 kg, respectivamente). Animais AN tiveram maior proporção de gordura no corte das costelas, porém menor proporção de músculo.A menor porcentagem de ossos no corte das costelas foi observada nos animais da raça Nelore. Os grupos AN e SN tiveram maior proporção de extrato etéreo (EE) e menor porcentagem de água no corpo vazio no momento do abate. Animais AN, NE e SN não diferiram quanto à taxa de deposição de energia (6,06, 5,20 e 5,80 Mcal/dia, respectivamente). O grupo AN não diferiu dos grupos CN e SN quanto à proporção de EE na composição do ganho de peso do corpo vazio. Bovinos SN apresentaram maior exigência de proteína (0,164 kg/kg de ganho de peso vazio - GPV) e os animais AN e CN, o menor valor (0,140 e 0,142 kg/kg de GPV, respectivamente). Animais AN tiveram a maior exigência líquida de energia para ganho (4,685 Mcal/kg de GPVz). Palavras-chave: bovinos de corte, composição corporal, cruzamento
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMMA2008.00063.pdf82,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace