Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403004
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2001
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: IMBIRIBA, E. P.
Additional Information: EMIR PALMEIRA IMBIRIBA, CPATU / Orientador: Jose de Brito Lourenço Junior, CPATU.
Title: Crescimento e produção de pirarucu, Arapaima gigas, sob diferentes densidades de estocagem em associação com búfalas leiteiras.
Publisher: 2001.
Pages: 61 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Orientador: Jose de Brito Lourenço Junior, CPATU.
Description: Com o objetivo de avaliar quatro densidades de estocagem de pirarucu (Arapaima gigas) e identificar a que proporcione melhor desempenho produtivo em ganho de peso e comprimento, para viabilizar o seu cultivo intensivo, foi realizada uma pesquisa, durante 360 dias, utilizando as densidades de cinco, dez, quinze, 20 peixes por 100m² de viveiro, fornecendo-se tilapias vivas como alimento, capturadas em acude de manejo de bufalas leiteiras, equivalente a 6% do peso vivo dos peixes, durante quatro dias por semana. Os animais foram agrupados aleatoriamente em quatro tratamento e duas repeticoes. Os dados foram analisados com base na aplicacao do modelo exponencial de crescimento, tendo sido obtidas as expressoes matematicas para cada densidade de estocagem. Foram feitas analises de regressao linear simples. O crescimento em peso e comprimento do pirarucu varia de acordo com a sua taxa de estocagem, entretanto, ate 120 dias de cultivo nao houve diferenca em peso nas quatro densidades estudadas. Os valores do coeficiente angular da relacao peso/comprimento do pirarucu demonstram que o seu crescimento e do tipo alometrico. O comprimento total maximo foi de 107,66 cm e peso total maximo de 13,43 kg, na densidade de cinco peixes/100m2. Entretanto, a maior biomassa, de 85,69 kg/100m², foi a observada na densidade de 10 peixes/100m², o que indica como sendo a mais adequada para utilizacao em cultivo intensivo. O excelente desenvolvimento ponderal do pirarucu indica o potencial de cultivo dessa especie, em sistema intensivo de criacao associada com bufalas leiteiras.
Thesagro: Estocagem
Ganho de Peso
Pirarucu.
NAL Thesaurus: Arapaima gigas
storage
weight gain.
Data Created: 2002-07-11
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoCrescimentoProducaoPirarucu.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace