Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403255
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 21-Jul-2003
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: THOMAZ, M. A. A.
VIEGAS, I. de J. M.
SAMPAIO, M. do C. T.
MATOS, A. de O.
CONCEIÇÃO, H. E. O. da.
Informaçães Adicionais: MARIA ALICE ALVES THOMAZ, FUNVERDE; ISMAEL DE JESUS MATOS VIEGAS, CPATU; MARIA DO CARMO THOMAZ SAMPAIO, FCAP; AREOLINO DE OLIVEIRA MATOS, CPATU; HERACLITO EUGÊNIO OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO, CPATU.
Título: Crescimento de plantas jovens de taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel) em função da idade e da aplicação de fosfato de trauíra.
Edição: 2001
Fonte/Imprenta: Revista de Ciências Agrárias, n. 35, p. 15-24, 2001.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Matéria seca
Taxi branco
Fosfato de rocha
Leguminosa
Sclerolobium paniculatum Vogel) em função da idade e da aplicação de fosfato de trauíra
Conteúdo: Sclerolobium panicudatum Vogel (taxi-branco-da-terra-firme) uma espécie nativa da Região Amazônica, de rápido crescimento, elevada produção de biomassa, capaz de associar-se com bactérias do gênero Rhizobium e com fungos micorrízicos. A madeira desta espécie possui características comparáveis àquelas tradicionalmente utilizadas no Sul do Brasil como fonte de energia. É de suma importância que sejam realizados estudos sobre as exigências nutricionais desta essência florestal tão promissora. Visando estudar o crescimento, foi desenvolvida a presente pesquisa, com o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação do Fosfato natural trauíra superior na fase dc muda. O experimento foi instalado em casa de vegetação da Embrapa Amazônia Oriental, em vasos contendo Latossolo Amarelo álico. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 5, sendo quatro doses: 0, 30, 60 e 90 ppm de fósforo (P); e cinco idades: 30. 60. 90. 120 c 150 dias. Foram avaliadas as variáveis: altura, número de folhas, área foliar, produção de matéria seca das folhas, caule, pane aérea, raiz e total. Constatou-se efeito significativo em todas as variáveis em função das idades, o número de folhas apresentou um ponto máximo de 9,59 folhas/planta, aos 110.62 dias. Quanto à aplicação das doses de fósforo, observou-se efeito significativo apenas nas variáveis área foliar, obtendo-se ponto máximo de 515.91 cm²/planta com aplicação da dose estimada de 52,86 ppm de P e na variável produção de matéria seca foliar com ponto máximo de 2,44 g/planta na dose estimada de 44,25 ppm de P.
Ano de Publicação: 2001
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
207980841PB.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace