Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403257
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2001
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: VIEGAS, I. de J. M.
SAMPAIO, M. do C. T.
COSTACURTA, C. R.
THOMAZ, M. A. A.
PINHEIRO, E.
CARVALHO, J. G. de
Additional Information: ISMAEL DE JESUS MATOS VIEGAS, CPATU; MARIA DO CARMO THOMAZ SAMPAIO, FCAP; CARMEN ROSANA COSTACURTA, FMAE; MARIA ALICE ALVES THOMAZ, FUNVERDE; EURICO PINHEIRO, CPATU; JANICE GUEDES DE CARVALHO, UFLA.
Title: Efeito das doses de cálcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, n. 35, p. 25-40, 2001.
Language: pt_BR
Keywords: Nitrato de cálcio.
Description: A pesquisa objetivou avaliar o efeito das doses de cálcio sobre a produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em diversas partes da seringueira. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Faculdade de Ciências Agrárias do Path? Belém. Utilizou-­se o delineamento experimental blocos ao acaso com quatro tratamentos (doses do 0, 50, 100 e 150 mg/L de Ca fornecido como nitrato do cálcio) e cinco repetições. Aos seis meses do início dos tratamentos, os resultados mostraram que o cálcio elevou a produção de matéria seca em todas as partes da seringueira, até a dose de 66,8 mg/L na planta inteira, gerando um efeito depressivo a partir dessa dose. Nos verticilos foliares, a produção de matéria seca obedeceu à ordem: folhas do verticilo superior > folhas do verticilo médico > folhas do verticilo inferior; no caule, a produção de matéria seca foi caule do verticilo inferior > caule do verticilo médio > caule do verticilo superior. A produção total de matéria seca na planta inteira apresentou a sequência: caule > raiz > folhas. O aumento das doses do cálcio não mostrou efeito na concentração do N, P e K em nenhuma das partes da planta, entretanto, aumentaram as (cores de Ca nas diversas partes da planta, especialmente nas folhas do verticilo inferior e reduziram a absorção de Mg e S.
Thesagro: Macroelemento
Matéria Seca
Plântula
Produção
Seringueira.
Data Created: 2003-07-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
207980841PB.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace