Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403802
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 22-Ago-2003
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SANTOS, J. C. F.
SOUZA, I. F.
MENDES, A. N. G.
MORAIS, A. R.
CONCEIÇÃO, H. E. O.
MARINHO, J. T. S.
Informaçães Adicionais: JULIO CESAR FREITAS SANTOS, CPAFRO; I. F. SOUZA, UFLA; A. N. G. MENDES, UFLA; A. R. MORAIS, UFLA; HERACLITO EUGÊNIO OLIVEIRA CONCEIÇÃO, CPATU; JOSE TADEU DE SOUZA MARINHO, CPAF-AC.
Título: Efeito de casca de café e de arroz dispostas nas camadas do solo sobre a germinação e o crescimento inicial do caruru-de-mancha.
Edição: 2001
Fonte/Imprenta: Planta Daninha, v. 19, n. 2, p. 197-207, 2001.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Controle de erva daninha
Cobertura morta
Resíduo
Competição
Alelopatia
Conteúdo: Estudos dos efeitos dos resíduos de plantas pela utilização de coberturas mortas no controle das plantas daninhas têm apresentado dificuldade de determinar a diferenciação entre alelopatia e competição. Atualmente, muitas pesquisas têm se referido a critérios que propõem evidência à alelopatia. Este trabalho em casa de vegetação visou determinar os efeitos alelopáticos proporcionados pelas cascas de café e de arroz sobre o caruru-de-mancha, por meio das disposições desses resíduos nas camadas do solo. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com os tratamentos em quatro repetições e organizados num esquema fatorial (3x3), sendo cascas de café e de arroz e vermiculita expandida como um fator e suas disposições, com resíduos depositados no topo, incorporados na superfície e incorporados no fundo, como segundo fator. Como testemunha foi usado um tratamento adicional sem cobertura. De modo geral, resíduos de cascas proporcionaram inibição da germinação e estímulo ao crescimento do caruru-de-mancha. A casca de arroz proporcionou menor índice de velocidade de emergência e germinação de sementes do que a casca de café. A casca de café depositada no topo proporcionou maior crescimento e maior peso da matéria seca do caruru-de-mancha, seguido pela mesma casca incorporada na superfície do solo
Ano de Publicação: 2001
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlantaDaninha2.pdf81,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace