Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/407551
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 22-Nov-2005
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PADILHA, N. C. C.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
MOTA, M. G. da C.
Informaçães Adicionais: Nilson César Corrêa Padilha, FCAP; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Milton Guilherme da Costa Mota, FCAP.
Título: Estimativa da repetibilidade em caracteres morfológicos e de produção de palmito em pupunheira (Bactris gasipaes Kunth).
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 27, n. 4, p. 435-442, 2003.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produção de palmito
Seleção de planta
Caracteres morfológicos
Pupunheira
Pará
Brasil.
Conteúdo: No melhoramento da pupunheira, visando a produção de palmito, é primordial o conhecimento de parâmetros genéticos de caracteres produtivos associados aos morfológicos na seleção de plantas promissoras. Por ser uma palmeira perene com caráter de produção destrutivo, o coeficiente de repetibilidade consiste em uma estratégia desejável. Assim, estimou-se o coeficiente de repetibilidade entre oito caracteres morfológicos e oito de produção de palmito em pupunheiras da coleção de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. Para tanto, foram avaliadas 65 plantas com variação para número de estipes por planta. O coeficiente de repetibilidade, o número de estipes a serem cortados e o coeficiente de determinação foram obtidos através da análise da variância com um fator de variação, com número variável de observações. Quatro caracteres morfológicos apresentaram coeficientes de repetibilidade variando de 0,5317 a 0,6716, o que indica regularidade no comportamento das plantas de uma avaliação para outra. No entanto, apenas o comprimento da ráquis foliar mostrou número de medições necessárias para se obter predições com 95% de confiança. Todos os caracteres produtivos tiveram baixas magnitudes de repetibilidade de (0,1030 a 0,2202), o que expressa irregularidades na superioridade das plantas, além de exibirem números de medições elevados. Portanto, o comprimento da ráquis foliar pode ser usado na seleção de pupunheiras para palmito.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Parâmetro Genético
Pupunha.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a03v27n4.pdf133,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace