Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/409898
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEIXEIRA, D. H. L.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Additional Information: Davi Henrique Lima Teixeira, bolsista CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Title: Parâmetros genéticos e eficiência de seleção em progênies de meio-irmão de açaizeiro para caracteres de produção de frutos.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 6.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL (AVALIAÇÃO - 2008), 12., 2008, Belém, PA. A importância da iniciação científica para a pós-graduação: anais. Belém, PA: UFRA: Embrapa Amazônia Oriental, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético.
Description: A crescente demanda na comercialização da bebida açaí, impulsionou o crescimento de novas áreas de plantios comerciais, porém, grande parte desses plantios foi instalada com sementes de origem genética desconhecida. Estimativas de parâmetros genéticos são de fundamentais importância para o planejamento e condução de programas de melhoramento, bem como na orientação na escolha do melhor método de seleção para se obter progressos genéticos. Este trabalho teve por objetivo estimar parâmetros genéticos entre progênies de meio-irmãos de açaizeiro e determinar a eficiência de seleção. Foram avaliados dez caracteres produtivos em 25 progênies, instaladas em 2001, em Santa Izabel, PA, em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições e parcelas de cinco plantas, durante os três primeiros anos de produção. As análises anuais e conjunta foram feitas no software Genes. As variações nas estimativas dos parâmetros em cada ano mostraram a necessidade de avaliações repetidas em vários anos para obtenção de dados seguros nos caracteres NTM, NTC, PTF, PTC, PFC e RFC. Os caracteres NRC, CRC, PCF e APF apresentaram os maiores coeficientes de herdabilidades e melhor controle ambiental, o que se sugere ganhos genéticos consideráveis. As altas correlações genéticas existentes para os caracteres NTC, PTC e PFC, mostraram situação favorável para a obtenção de ganhos com a seleção indireta. Não houve diferença significativa na estimação dos progressos genéticos entre os métodos de seleção entre e dentro e seleção massal.
Thesagro: Açaí
Euterpe Oleracea
Fruto
Genética
Produção Vegetal
Progênie.
Data Created: 2009-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
02DaviHenriqueLimaTeixeira.pdf126,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace