Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410267
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BITTENCOURT, P. C. S.
VEIGA, J. B. da
AZEVEDO, C. M. B. C. de
KATO, O. R.
Additional Information: Paulo Celso Santiago Bittencourt, CPATU; Jonas Bastos da Veiga, CPATU; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU.
Title: Avaliação do corte-e-trituração da capoeira na utilização de pastagens em Igarapé-Açu, Estado do Pará.
Publisher: In: CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7, 2008, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: CNPq, 2009.
Pages: p. 463-468.
Language: pt_BR
Notes: Disponível também em CD-ROM (CD 00173).
Keywords: Pará
Brasil
Tipitamba.
Description: No processo tradicional de formação de pastagem na Amazônia, seguindo-se ao corte da vegetação, é feita a queima. Nos primeiros anos a pastagem apresenta alta produção de massa de forragem, favorecida pela fertilização do solo através das cinzas. Entretanto, passados 6 a 7 anos, entra em declínio produtivo em decorrência da perda de fertilidade do solo e do manejo inadequado praticado desde o seu estabelecimento (VEIGA, 2006). Isso tem acarretado o aparecimento de grandes áreas consideradas degradadas ou abandonadas. Uma das alternativas à queima é o preparo da área por meio do corte-e-trituração da capoeira. Neste método o solo fica por um longo período coberto pelo material triturado e pode apresentar diversas vantagens, como a redução de infestação por plantas invasoras e favorecer o microclima do solo (KATO et al., 2003), aumento do teor de matéria orgânica no solo (SOMMER, 2000) e diminuição das perdas de água no solo principalmente, na época seca (CARDOSO JÚNIOR et al., 2007). Muitos estudos sobre a produtividade de pastagens na região Amazônica referem-se à implantação pelo método de corte-e-queima (BITTENCOURT; VEIGA, 2003; BENDAHAN; VEIGA, 2003). Entretanto, o desempenho da pastagem implantada sem uso do fogo ainda não foi suficientemente estudado. Portanto, este estudo objetivou avaliar o método de preparo de área de corte-e-trituração da capoeira como alternativa à queima no desempenho de pastagem, em Igarapé-Açu, Pará.
Thesagro: Capoeira
Corte
Pastagem
Queimada.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2009-04-17
ISBN: 978-85-7028-021-3
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40999.pdf420,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace