Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46706
Título: Análise de fatores genéticos e ambientais que afetam a infestação de fêmeas bovinas da raça Caracu por carrapatos (Boophilus microplus).
Autoria: FRAGA, A. B.
ALENCAR, M. M. de
FIGUEIREDO, L. A. de
RAZOOK, A. G.
CYRILLO, J. N. dos S. G.
Afiliação: ANGELINA BOSSI FRAGA, UFAL; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; LEOPOLDO ANDRADE DE FIGUEIREDO, IZ; ALEXANDER GEORGE RAZOOK, IZ; JOSLAINE NOELY DOS SANTOS GONÇALVES CYRILLO, UNESP.
Ano de publicação: 2003
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, v.32, n.6, (supl.1), p.1578-1586, 2003.
Conteúdo: Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito de fatores de meio sobre a infestação de bovinosCaracu pelo carrapato Boophilus microplus (Canestrini, 1887) e estimar parâmetros genéticos do grau de infestação por esseectoparasita. Foram realizadas contagens em fêmeas de dois rebanhos, nas quatro estações, por dois anos consecutivos (setembro/1998 a julho/2000). Contou-se o número de carrapatos (NC) em um dos lados do animal e atribuiu-se escore visual (EC) de acordocom a quantidade de carrapatos no animal. Foram feitas de uma a oito avaliações, totalizando-se 4.079 e 3.994 observações de NCe EC, respectivamente, em 718 animais. Os dados foram analisados pelo método dos quadrados mínimos com um modelo que incluiuefeitos de rebanho (R), cor do animal (C), R x C, animal dentro de R x C como erro a, ano e estação da avaliação, espessura de pelamee idade do animal como covariável. As estimativas dos componentes de variância foram obtidas pelo método da máximaverossimilhança restrita livre de derivadas, utilizando-se um modelo que incluiu os efeitos fixos de grupo de contemporâneos(fazenda-ano-época), espessura do pelame e idade do animal como covariável e os efeitos aleatórios aditivos diretos e de ambientepermanente. Antes das análises, a variável NC foi transformada para log10 (n + 1) e EC para (x + 0,5)1/2, em que n é o número decarrapatos contados no animal e x, o escore (0 a 4). A incidência de carrapatos foi maior no verão e, quanto maior a espessura dopelame, maior o nível de infestação. As estimativas de herdabilidade e repetibilidade foram, respectivamente, 0,22 e 0,29 para NCe 0,15 e 0,21 para EC; a correlação genética entre NC e EC foi igual a 1,00. Os resultados sugerem que é possível obter progressogenético para resistência a carrapato pela seleção.
Thesagro: Gado de Corte
Palavras-chave: Bovinos
Carrapatos
Herdabilidade
Repetibilidade
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMMA2004.00033.pdf50,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace