Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46751
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BRITO, R. M.
SAMPAIO, A. A. M.
FERNANDES, A. R. M.
RESENDE, K. T. de
HENRIQUE, W.
TULLIO, R. R.
Additional Information: Rodolfo Marques de Brito, UNIRP; Alexandre Amstalden Moraes Sampaio, FCA/UNESP; Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes, FCA/UNESP; Kleber Tomás de Resende, FCA/UNESP; Wignez Henrique UPD/APTA São J. do Rio Preto; Rymer Ramiz Tullio, CPPSE.
Title: Desempenho de bezerros em pastagem de capim-marandu recebendo suplementação com concentrados balanceados para diferentes níveis de produção.
Publisher: Revista Brasileira de Zooctenia, v. 37, n. 9, p. 1641 - 1641, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação econômica
Brachiaria brizantha cv
Marandu
Canchim
potencial de fermentação microbiana.
Description: Avaliou-se o fornecimento de concentrado para bezerros mantidos em pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu durante a época seca do ano. Utilizaram-se 16 machos não-castrados da raça Canchim, com 7 meses de idade e 250 kg, distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial 2 × 2, no qual os fatores foram suplementos balanceados para dois potenciais de fermentação microbiana ? 9,5 e 11,0 g de proteína bruta microbiana/MJ energia metabolizável fermentável e para ganhos de peso corporal (GPC) de 0,5 e 1,0 kg/dia. Os animais receberam suplementação individual diária por 168 dias, após 21 dias de adaptação. A ingestão diária de forragem foi estimada em 5,91 kg matéria seca/ animal. A suplementação para ganho de peso corporal de 0,5 kg/dia proporcionou ganhos de peso e conversão alimentar de 0,94 kg/dia e 2,08 kg suplemento/kg ganho, respectivamente, resultados inferiores aos obtidos para ganho de peso corporal de 1 kg/dia (1,09 kg/dia e 3,18 kg suplemento/kg ganho, respectivamente). Não houve efeito do potencial de fermentação sobre o ganho de peso corporal, a conversão alimentar e a área de olho-de-lombo, no entanto, a espessura final de gordura de cobertura foi maior com o potencial de fermentação mais elevado. A suplementação para ganho de peso corporal de 0,5 kg/dia mostrou melhor resultado econômico, mas não permitiu obter peso apropriado para abate. A suplementação com concentrado formulado para aumentar a eficiência de síntese de proteína microbiana no rúmen, porém reduziu a rentabilidade do sistema. Palavras-chave: avaliação econômica, Brachiaria brizantha cv. Marandu, Canchim, ganho de peso, potencial de fermentação microbiana
Thesagro: Ganho de Peso.
Data Created: 2008-11-24
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIRRT2008.00134.pdf74,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace