Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46982
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 16-Fev-2005
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PEDROSO, A. de F.
FREITAS, A. R. de
SOUZA, G. B. de.
Informaçães Adicionais: ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, PESQUISADOR APOSENTADO DO CPPSE.; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE.
Título: Efeito de inoculante bacteriano sobre a qualidade da silagem e perda de matéria seca durante a ensilagem de sorgo.
Edição: 2000
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Zootecnia, v.29, n.1, p.48-52, 2000.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: inoculante bacteriano
perda matéria seca
qualidade silagem
sorgo
bacterial inoculant
dry matter loss
quality of silage
sorghum
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de um inoculante bacteriano comercial, contendo Lactobacillusplantarum, Streptococcus faecium e Pediococcus acidactili, sobre a qualidade da silagem e perda de matéria seca (MS) durante a ensilagem de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench). Os tratamentos foram constituídos por dois tipos de silagem de sorgo duplo-propósito colhido no estádio farináceo: sem (controle) e com inoculante; três posições dentro de cada silo (região do terço inicial, região central e do terço final), correspondendo a três períodos de coleta (52,65 e 71 dias de fermentação) e três repetições em cada posição. Cada repetição foi constituída por um saco de tela plástica de malha fina, contendo aproximadamente 4 kg de forragem, sendo a parcela representada por uma amostra de aproximadamente 1 kg de forragem. A silagem com inoculante apresentou menor teor de cinza (matéria mineral), nitrogênio amoniacal e ácido láctico e níveis mais elevados de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. A silagem com inoculante não diferiu do controle em relação ao pH, à proteina bruta, energia bruta e porcentagem de perda da MS.
Ano de Publicação: 2000
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIAFP2000.00009.pdf30,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace