Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470897
Title: Programa de produção em laboratório e aplicação do nucleopoliedrovirus da mariposa-do-álamo, Codylorrhiza vestigialis.
Authors: MACHADO, E. B.
MOSCARDI, F.
SOUSA, N. J.
Affiliation: Edilene Buturi Machado, Swedish Match; Flávio Moscardi, CNPSo; Nilton José Sousa, Swedish Match.
Date Issued: 2008
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa, MG: UFV, 2008.
Description: O cultivo do Populus, popularmente conhecido no Brasil como Álamo ou Choupo, visa suprir a indústria fosforeira, na fabricação de palitos e caixas. Sua principal praga em nosso país é uma mariposa da familia Crambidae, espécie Condyllorhiza vestigialis. O dano causado pelas larvas (lagartas) é o desfolhamento, podendo reduzir o crescimento da planta. O controle dessa praga vem sendo realizado com o produto DIPEL (Bacillus thuringiensis). Porém as empresa plantadoras de Populus em associação com pesquisadores de Universidades e Instituições de Pesquisa, tem procurado por inimigos naturais que possam ser utilizados no controle biológico desse inseto, dentro de um contexto compatível com as técnicas preconizadas pleo Manejo Integrado de Pragas. Recentemente foi descoberto um vírus de poliedrose nuclear, denominado como Condylorrhiza vestigialis multiplenucleopolyhedrovirus (CvMNPV) e a eficiência foi comprovada através de bioensaios como: a)determinação da concentração letal média (CL50) das suspensões virais e do tempo letal médio de ação (TL50) do vírus para lagartas de C. vestigialis; b)quantificação da concentração viral (número de corpos poliédricos de inclusão) por grama de lagarta infectada; c)determinação da susceptibilidade de ínstares larvais ao vírus; d)consumo do alimento (folhas de álamo) por lagartas de C. vestigialis infectadas por diferentes concentrações de solução viral;e)determinação, em campo, da eficiência de diferentes concentrações virais sobre lagartas de C. vestigialis. Visando produção massal desse baculovirus, deu-se início a um projeto piloto instalado no Laboratório de Populicultura, do qual foi possível definir passos para a criação da lagarta do álamo, de maneira asséptica e contínua em condições controladas de laboratório.
Thesagro: Populus spp
NAL Thesaurus: Entomology
Notes: Resumo 2517-1.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File SizeFormat 
28563.pdf122.68 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace