Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474268
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Set-2002
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRASIL, E. C.
ALVES, V. M. C.
MARRIEL, I. E.
OLIVEIRA, C. A. de
CARVALHO, J. G. de
Informaçães Adicionais: Embrapa Milho e Sorgo; VERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Título: Diversidade microbiana na rizosfera de híbridos de milho contrastantes na eficiciência para fósforo sob condições controladas.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: In: REUNIAO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRICAO DE PLANTAS, 25., REUNIAO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS,9., SIMPOSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 7, REUNIAO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO,4, 2002. Rio de Janeiro. FertBIO 2002: [resumos expandidos]. Rio de Janeiro: SBM: SBCS, 2002.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Eficiencia
Maize.
Conteúdo: Objetivando avaliar a diversidade microbiana da rizosfera de hibridos de milho contrastantes na eficiencia para P, conduziu-se um experimento com genotipos de milho combinados com niveis de P (baixo e alto). Os hibridos eficientes foram HS1, HS4 e HT1 e os ineficientes foram HS2 e HS3. A avaliacao da diversidade metabolica foi realizada em suspensao microbiana de rizosfera, utilizando o sistema BIOLOG Ecoplates. O desenvolvimento de cor, em termos de atividade total, do extrato microbiano da rizosfera de HS3 e HS4 foi superior aos demais. No entanto, o HS4 apresentou menor riqueza de substrato, indicando intensa atividade metabolica dos substratos utilizados. A atividade total, Riqueza e Equivalencia de substrato foram sempre elevados, em baixo-O, independente do genotipo utilizado, mostrando clara tendencia de alteracao do perfil metabolico na rizosfera dos genotipos com baixo-P. A analise de agrupamento separou dois grandes grupos de tratamentos com perfil metabolico distintos na utilizacao de substratos. Um grupo envolveu os hibridos eficientes em baixo-P e outro grupo agregou hibridos eficientes e ineficientes em alto-P. No primeiro grupo, as principais categorias de substratos foram aminoacidos, carboidratos, acidos carboxilicos e polimeros. No segundo grupo, a discriminacao foi baseada nas categorias de carboidratos, aminoacidos e acidos carboxilicos.
Thesagro: Fósforo
Milho
Rizosfera
Zea Mays.
NAL Thesaurus: phosphorus
rhizosphere.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversidademicrobiana.pdf27,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace