Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485506
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2002
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GOMIDE, R. L.
DURAES, F. O. M.
KOBAYASHI, M. K.
MACHADO, R. A. F.
Additional Information: REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS; FREDERICO OZANAN MACHADO DURAES, SPM GGE.
Title: Monitoramento automático de fluxo de seiva com sondas de balanço de energia e caracterização de estresse hídrico de duas linhagens de milho (Zea mays L.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 31., 2002, Salvador. A engenharia agrícola para o desenvolvimento sustentável: água, energia e meio ambiente: anais. Salvador: SBEA, 2002.
Language: pt_BR
Keywords: Estresse hidrico
Sensores
Fluxo
Transpiracao
Maize
Sensors.
Description: O objetivo do trabalho é estudar um sistema de monitoramento automático da taxa de transpiração e caracterização de estresse hídrico de duas linhagens de milho (Zea mays L.) a partir de medições de fluxo de seiva com sondas de balanços de energia, instaladas nos caules das plantas. As sondas são compostas de resistência elétrica de aquecimento (jaqueta térmica), que fornece uma taxa constante de calor ao segmento do caule, termopares de cobre-constantan, que dectaram as perdas de calor da superficie da jaqueta térmica para o ar ao redor do caule e as diferenças de temperatura no segmento do caule monitorado. O sistema de aquisição de dados envolveu dataloggers, sensores, computadores portáteis e fonte de energia (painel solar e baterias recarregáveis). Um programa gerenciou toda a aquisição automática de dados e efetuou os cálculos de fluxo de seiva (transpiração); a linhagem de milho L1170 apresentou menores valores de fluxo de seiva sensível ao estresase hídrico; a linhagem de milho L13.1.2 apresentou maiores valores de fluxo de seiva e mostrou-se tolerante ao estresse hídrico e o índice de estresse hídrico de plantas (IEHP) mostrou-se adequado para caracterização hídrica das duas linhagens de milho estudadas.
Thesagro: Calor
Milho
Temperatura
Zea Mays.
NAL Thesaurus: flow
heat
transpiration
temperature
water stress.
Data Created: 2002-08-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monitoramentoautomatico.pdf363,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace