Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485674
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Dez-2007
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CIPRIANO, T. de M.
CARVALHO, L. J. C. B.
CARNEIRO, N. P.
CARNEIRO, A. A.
ARAGÃO, F. J. L.
Informaçães Adicionais: Thais de Moura Cipriano, UNB; Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho, Embrapa Cenargen; NEWTON PORTILHO CARNEIRO, CNPMS; ANDREA ALMEIDA CARNEIRO, CNPMS; Francisco José Lima Aragão, Embrapa Cenargen.
Título: Silenciamento mediado por RNA interferente do gene BE1 que codifica para a enzima de ramificação do amido I (SBE I) em milho (Zea mays L.).
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas, v. 13, p. 329, 2007. Suplemento.
Idioma: pt_BR
Notas: Edição de Anais do 16º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais; 3º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas; 1º Simpósio de Plantas Ornamentais Nativas, Goiânia, nov. 2007.
Palavras-chave: Enzima de ramificação do amido I (SBE I)
RNA Interferente (RNA I).
Conteúdo: O milho é uma cultura de grande importância agronômica o amido contido em seus grãos é altamente utilizado na nutrição humana, animal e também na indústria. O amido é composto de dois tipos de polímeros da glicose estruturalmente diferentes, a amiilose constituída por cadeia linear, e a amilopectina com cadeia ramificada. A enzima de ramificação do amido (Starch-Braching Enzyme - SBE) catalisa a formação de ligações glicosilicas -1,6. que podem afetar diretamente a estrutura da amllopectína. Esta diferenciação está associada à especificidade de substrato que por sua vez é dependente das ísoformas desta enzima. Em milho foram identificadas três isoformas da enzima de ramificacão. a SBE I. SBE lla e SBE llb. As ísoformas da enzima possuem propriedades diferentes entre si. O presente trabalho visa Estudar o efeito do silenciamento do gene be1 que codifica para a enzíma de ramificação do amido I (SBE I) em milho e monitorar as alterações na estrutura da amilopectina do grão de amido. Para o silenciamento do gane be1 foi construido um vetor de RNA interferente (pPKZmBE), que contém o gene bar como marcador de seleção. O plasmidio foi utilizado na transformação genética de calos embriogênicos de milho via biobalística. Foram obtidas 6 plantas de milho transgênico com o silenciamento do gene be1. As plantas transgênicas estão em fase de desenvolvimento em casa de vegetação. Após a fecundação, a progênie será avaliada por meio da análise molecular, morfológica e anatômica das sementes geneticamente modificadas.
Thesagro: Zea Mays.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silenciamentomediado.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace