Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/485878
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Set-2002
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PORTO, P.P.
SALIBA, E. de O.S.
GONCALVES, L.C.
RODRIGUEZ, N.M.
BORGES, I.
BORGES, A.L.C.C.
RODRIGUES, J. A. S.
STEHLING, C.A. do V
FARIA, B.N. de
Informaçães Adicionais: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Título: Valores de pH e teores de nitrogênio amoniacal das silagens de três genótipos de girassol (Helianthus annuus L.) com aditivos durante o processo fermentativo.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 39., 2002, Recife. A produção animal e a sociedade brasileira: anais. Recife: UFRPE: SBZ, 2002.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Girassol
Silagem
Ureia
Inoculante bacteriano
Carbonato de calcio
Conteúdo: Silagens de tres genotipos de girassol: M 734, Rumbosol 91 e a variedade V2000, foram enriquecida com 0,5% de ureia (U); 0,5% de carbonato de calcio (CC); 0,5% de ureia mais 0,5% de carbonato de calcio (U+CC); inoculante bacteriano (IB), sendo também ensilado material original sem aditivo que serviu como silagem testemunha (T), visando avaliar os efeitos nos valores de pH e nitrogenio amoniacal (N-NH)(. Foram utilizados silos de laboratório de PVC, abertos nos dias um, tres, cinco, sete, 14, 28 e 56 de ensilados. A adicao de U as silagens acarretou em pH numericamente mais elevado em todas as silagens a partir do terceiro dia de abertura quando comparado a silagem T, porem as diferenças estatisticas observadas nao foram consistentes. Os maiores valores de pH foram verificados nas silagens de girassol tratadas com U+CC (78,8% N-NH3/NT), que estabilizou a producao de nitrogenio amoniacal no decimo quarto dia de abertura com 69,3% N.NH3/NT. A penas a adicao de ureia associada a carbonato de calcio apresentou a mesma resposta para os parametros avaliados nos tres genotipos. Contudo, deve-se ter cautela na recomendacao destes aditivos para silagem de girassol, pois estes altos valores encontrados podem estar relacionados a fermentacao indesejaveis no silo.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValoresPH.pdf34,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace