Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/487121
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PENNA, A. G.
GONCALVES, L. C.
FERREIRA, J. J. C.
BORGES, A. L. C. C.
RODRIGUES, J. A. S.
RABELO, L. S.
GONTIJO, M. R.
BORGES, I.
SOBREIRAS, R. F.
LIMA, J. B. M. P.
RODRIGUEZ, N. M.
SALIBA, E. O. S.
Additional Information: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Title: Teores de fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido e lignina de seis híbridos de sorgo em duas épocas de plantio e três cortes.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria. Otimizando a produção animal no Brasil do futuro: anais. Santa Maria: SBZ: UFSM, 2003.
Language: pt_BR
Keywords: Composicao
Bromatologica
Fracoes
Fibrosas.
Description: Foram avaliados quatro genótipos experimentais e dois cultivares comerciais de "Sorghum bicolor" com "Sorghum sudanense" quanto às frações fibrosas fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina. Os híbridos foram submetidos a três cortes sucessivos, realizados em duas diferentes épocas de plantio. Foi empregado um delineamento experimental de blocos ao acaso e a comparação de médias foi efetuada pelo teste de SNK a 5% de probabilidade. Não houve variações significativas de FDN (p< 0,05) entre os híbridos, com as médias situando-se entre 54,68 e 55,74 %. Também não houve variações significativas (p<0,05) entre os híbridos em nenhum dos cortes e épocas avaliadas. Os valores de FDA médios dos híbridos variaram de 24,99 a 25,51 % e não observaram-se diferenças significativas (p<0,05) entre eles. Na segunda época de plantio foi observada semelhança significativa entre os híbridos no primeiro e terceiro cortes. Os teores médios de lignina obtidos nos diferentes híbridos não apresentaram diferenças significativas (p<0,05). Na primeira epoca, não foram observadas diferenças (p<0,05) entre os híbridos. Na segunda época de plantio, os híbridos apresentaram comportamento semelhante à primeira época, quanto à semelhança entre os híbridos nos cortes sucessivos. A média dos valores apresentados na segunda época foi de 6,32 % , superior estatisticamente (p<0,05) ao valor de 5,39 % observado na primeira época.
Thesagro: Digestibilidade
Sorgo.
Data Created: 2003-09-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teoresfibra1.pdf4,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace