Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/489411
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 3-Jun-2008
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: BORGES JUNIOR, J. C. F.
FERREIRA, P. A.
HEDDEN-DUNKHORST, B.
ANDRADE, C. de L. T. de
Informaçães Adicionais: João Carlos Ferreira Borges Júnior, UFRPE; Paulo A. Ferreira, UFV; Bettina Hedden-Dunkhorst, Federal Agency for Nature Conservation; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS.
Título: Modelo computacional para suporte à decisão em áreas irrigadas. Parte I: Desenvolvimento e análise de sensibilidade.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 3-11 , 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Denagem
Manejo solo-água-planta-salinidade
Análise financeira.
Conteúdo: Este trabalho se refere ao desenvolvimento de um modelo computacional para suporte à tomada de decisão, quanto ao planejamento e manejo de projetos de irrigação e/ou drenagem. O modelo computacional, denominado MCID, é aplicável em nível de unidade de produção, gerando informações sobre como diferentes práticas de manejo da irrigação e configurações do sistema de drenagem afetam a produtividade e o retorno financeiro. Essas informações podem ser empregadas em estudos de otimização de padrão de cultivo em nível de propriedade agrícola, em relação ao retorno financeiro e ao uso da água, associados à análise de risco com base em simulações. O balanço hídrico e de sais na zona radicular e as estimativas da profundidade do lençol freático e vazão nos drenos, são conduzidos em base diária. A análise de sensibilidade indicou que os parâmetros de entrada que mais influenciaram o requerimento de irrigação totalizado para o ciclo, foram espaçamento entre drenos, porosidade drenável, número da curva, condutividade hidráulica horizontal do solo saturado, profundidade da camada impermeável e os parâmetros n e a do modelo de van Genuchten-Mualem.
Thesagro: Irrigação.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelocomputacional.pdf172,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace