Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490732
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HEINEMANN, A. B.
ANDRADE, C. de L. T. de
GOMIDE, R. L.
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
SILVA, S. C. da
Additional Information: Alexandre Bryan Heinemann, Embrapa arroz e Feijão; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS; Silvando C. da Silva, Embrapa Arroz e Feijão.
Title: Determinação de padrões de estresse hídrico para a cultura do milho na safra e safrinha no Estado de Goiás.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 15., 2007, Aracaju. Efeito das mudanças climáticas na agricultura: anais. Aracaju: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Modelagem
Zea mays L
Deficit hidrico.
Description: Para os programas de melhoramento de plantas que visam a resistência a seca, é de suma importância caracterizar a região na qual a cultura se desenvolverá. Assim, definir os padrões de estresse hídrico e suas características, como intensidade, duração e período de ocorrência durante o ciclo da cultura, é o primeiro passo para planejar efetivamente um programa de melhoramento voltado para a tolerância a seca. Esse trabalho teve como objetivo determinar as variações geográficas e inter-anuais dos padrões de estresse hídrico para a cultura de milho na época da safra e safrinha, no estado de Goiás. O modelo de simulação de culturas CEREALS06, pertencente a plataforma de suporte a decisão ECOTROP, foi parametrizado em função do cultivar de ciclo médio BR,S 3003. A média semanal da saída diária do modelo, cstr (transpiração real/transpiração potencial), em função dos diferentes locais do estado de Goiás, das épocas de semeadura e dos diferentes anos, foi utilizada, através de análise de cluster, para determinar os padrões de estresse hídrico para o milho na época da safra e safrinha. Para ambas as épocas foram encontrados 3 diferentes padrões de estresse hídrico. Para o milho safra, o fator água não é limitante, caso não haja impedimento para o desenvolvimento radicular.
Thesagro: Simulação.
Data Created: 2007-08-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Determinacaopadroes.pdf4,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace