Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490877
Title: Uma análise de soft systems methodology e sua utilização para melhoria do processo de desenvolvimento de cultivares em uma instituição de pesquisa agropecuária.
Authors: COTA JUNIOR, M. B. G.
FREITAS, J. S.
CHENG, L. C.
Affiliation: MARCIO BARBOSA G COTA JUNIOR, CNPMS.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS, 3.; CONGRESSO CATARINENSE DE SISTEMAS, 1., 2007, Florianópolis. Pratica sistêmica em situação de complexidade: Anais. Florianópolis: UFSC, 2007.
Description: O objetivo desse artigo é apresentar algumas contribuições para enriquecer a reflexão sobre a Soft Systems Methodology (SSM) e contribuir para a sua prática em situações diversas do mundo organizacional. A SSM é explorada em um caso prático de aplicação na Embrapa Milho e Sorgo, com o objetivo de propor melhorias para o Processo de Desenvolvimento de Cultivares da empresa. O foco é direcionado para as características metodológicas da intervenção, enfatizando a adaptação feita ao processo de aplicação da SSM para se ajustar às contingências da situação. Ao final, avalia-se que a utilização da metodologia na forma flexível apresentada pode contribuir para o alcance de bons resultados para a organização.
Keywords: SSM
Soft Systems Methodology
Processo de desenvolvimento de cultivares
Pesquisa-Ação
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisesoft.pdf445,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace