Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491067
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GONÇALVES, L. C.
FERREIRA, J. J. C.
BORGES, A. L. C. C.
BORGES, I.
SILVA, R. R.
GOMES, S. P.
RIBEIRO, P. V.
RIBEIRO JUNIOR, G. de O.
RODRIGUES, J. A. S.
RODRIGUEZ, N. M.
SALIBA, E. O. S.
RABELO, L. da S.
LIMA, J. B. M. P.
Additional Information: JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Title: Proteína bruta, nitrogênio amoniacal e digestibilidade in vitro das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench).
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Language: pt_BR
Description: Foram estudados o teor de proteína bruta (PB), a porcentagem de nitrogênio amoniacal no nitrogênio total (N-NH3/NT (%)) e a digestibilidade "in vitro" da matéria seca (DIVMS) de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de porte alto e colmo seco para a produção de silagem. Os híbridos 1 e 2 são as testemunhas comerciais (BRS610 e VOLUMAX, respectivamente), enquanto que os outros quatro são novos materiais desenvolvidos pela EMBRAPA Milho e Sorgo. A colheita do material a ser ensilado foi realizada durante o estádio de grão leitoso/pastoso. Nas silagens utilizaram-se silos de laboratório, feitos de PVC. Foram avaliados oito períodos, sendo que um destes a forragem antes de ensilar (PO). Os silos foram abertos com 1; 3; 5; 7; 14; 28 e 56 dias de fermentação, que correspondem a P1; P2; P3; P4; P5; P6 e P7, respectivamente. Utilizou-se o teste SNK para comparação entre médias, com um delineamento experimental inteiramente ao acaso. O genótipo 4 apresentou valor elevado de DIVMS (60,12%) em relação aos demais que tiveram oscilação de 53,17 a 59,64%. Quanto à PB eles apresentaram variação de 5,60 a 7 ,45% na MS. Nas silagens os valores de nitrogênio amoniacal foram inferiores a 10%. Todos os materiais se mostraram promissores para a confecção de silagens, pois os nutrientes dos híbridos em estudo se mostraram estáveis diante do processo de ensilagem.
Thesagro: Forragem
Hibrido
Matéria Seca.
Data Created: 2008-04-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proteinabruta.pdf23,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace