Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491185
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO, I. L. R.
KARAM, D.
GARCIA, Q. S.
Additional Information: Isabel Lara Resende Carneiro, UFMG/ICS; DECIO KARAM, CNPMS; Queila Souza Garcia, UFMG/ICS.
Title: Avaliação do potencial alelopático de três espécies de Eucalyptus na germinação de espécies cultivadas e nativas do cerrado.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 26.; CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINO-AMERICANA DE MALEZAS, 18., 2008, Ouro Preto. Trabalhos apresentadaos. Sete Lagoas: SBCPD: Embrapa Milho e Sorgo, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: grandis
urophylla.
Description: Realizaram-se ensaios de germinação com sementes de Lactuca sativa L. (alface) cv. Aurélia, sorgo cv. BR 304, Anadenanthera peregrina (L.) Speg. (angico) e Enterolobium contortisiliquum (Vell.) (tamboril), com o objetivo de avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos foliares de três espécies de Eucalyptus. Prepararam-se os extratos colocando as folhas senescentes, secas e moídas de E. camaldulensis Dehnh (EC), E. grandis W.Hill ex Maien (EG) e E. urophylla S.T.Blake (EU) em água destilada na concentração 5% (p/v). Após agitados e centrifugados, obtiveram-se extratos a 100% (v/v), com os quais diluiram-se para 75, 50, 25, 12,5, 0% (v/v) e medidos o pH e o potencial osmótico em cada concentração. As sementes foram colocadas para germinar em placas gerbox, forradas com papel de filtro e umedecidas com os extratos, numa amostragem de 100 sementes por tratamento (4x25). As placas foram colocadas em câmara germinadora a 25°C, na presença de luz. A germinação foi verificada a cada 48h, durante 7 dias, sendo o critério germinativo a emergência radicular. O pH dos extratos das três espécies de Eucalyptus diminuiu com o aumento da concentração, porém, não afetou a germinação das espécies receptoras testadas. Os extratos aquosos de folhas de EC, EG e EU não interferiram na germinação das sementes de angico, tamboril e sorgo, porém inibiram a germinação das sementes de alface. Eucalyptus camaldulensis; E; grandis; E; urophylla
Thesagro: Anadenanthera Peregrina
Alelopatia
Enterolobium Contortisiliquum
Eucalyptus Camaldulensis.
Data Created: 2008-06-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaopotencial2.pdf76,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace