Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491194
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JESUS, L. L. de
KARAM, D.
GAMA, J. de C. M.
OLIVEIRA, N. F. de
Additional Information: Liliane Lourenço de Jesus, CNPMS; DECIO KARAM, CNPMS; Jordânia de Carvalho Macedo Gama, UFMG; Nathália Freire de Oliveira, UFVJM.
Title: Fitossociologia de plantas espontâneas em sistema de plantio direto.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 26.; CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINO-AMERICANA DE MALEZAS, 18., 2008, Ouro Preto. Trabalhos apresentados. Sete Lagoas: SBCPD: Embrapa Milho e Sorgo, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Densidade
Freqüência
Abundancia
Dominância
Valor de importância
Índice de similaridade de Sorense
Description: O objetivo deste trabalho foi verificar a incidência de plantas espontâneas, a partir de levantamentos fitossociológicos, em um sistema de plantio direto. O estudo foi realizado no ano de 2005 e 2007 na Embrapa Milho e Sorgo em Sete Lagoas (MG). Em uma área de 38ha, utilizou-se 41 parcelas experimentais de 0,5 m2. Em janeiro de 2005 e dezembro de 2007 foi realizados a identificação, contagem e peso seco da biomassa. Os dados foram coletados na cultura do milho, onde parcelas com e sem a aplicação de herbicidas foram mantidas. Densidade, freqüência, abundância e dominância relativas foram calculadas e o índice de valor de importância determinado. Brachiaria plantaginea foi a espécie mais importante nas parcelas sem herbicida, enquanto que Euphorbia heterophylla apareceu como a mais importante nas parcelas com herbicida. Pelo Índice de Sorense, foi possível inferir que as áreas com e sem herbicidas apresentaram 67% de similaridade. Desta maneira, o conhecimento da distribuição de plantas espontâneas neste sistema, é fundamental para a adoção de métodos de controle mais eficientes para eliminar a interferência negativa dessas plantas de forma sustentável.
Data Created: 2008-06-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fitossociologiaplantas1.pdf47,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace