Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491397
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SERRANO, L. A. L.
MARINHO, C. S.
LIMA, I. de M.
MARTINS, M. V. V.
RONCHI, C. P.
TARDIN, F. D.
Additional Information: Luiz Augusto Lopes Serrano, INCAPER; Cláudia Sales Marinho, UENF; Inorbert de Melo Lima, INCAPER; Marlon Vagner Valentim Martins, INCAPER; Cláudio Pagotto Ronchi, INCAPER; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.
Title: Fenologia da goiabeira 'Paluma' sob diferentes sistemas de cultivos, épocas e intensidades de poda de frutificação.
Publisher: Bragantia, Campinas, v. 67, n. 3, p. 701-712, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Psidiulm guajava L
índice de pegamento dos frutos
Tamanho dos frutos.
Description: O trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes épocas e intensidades de poda de frutificação sobre a fenologia da goiabeira 'Paluma', em dois sistemas de cultivo, em Pedro Canário (ES). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas sub-subdivididas. As parcelas foram os sistemas de cultivo irrigado e sequeiro; as subparcelas foram as épocas de poda (10/11/2005, 9/12/2005, 13/1/2006 e 10/2/2006); e as sub-subparcelas foram as intensidades de poda (curta, média e longa). O ciclo da goiabeira 'Paluma', entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 182 (poda em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). A queda fisiológica dos frutos ocorreu até os 56 dias após o final do florescimento. A irrigação e a poda longa proporcionaram maior brotação e estabelecimento dos ramos. As plantas submetidas à poda longa em fevereiro produziram maior número de frutos por ramo. Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda curta apresentaram menor número de frutos por ramo e menor índice de pegamento de frutos. A irrigação e as podas realizadas em dezembro e janeiro favoreceram a produção de frutos maiores.
Thesagro: Brotacao
Irrigação.
Data Created: 2008-10-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fenologiagoiabeira.pdf139,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace