Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/491419
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VIANA, J. H. M.
SOARES, G. H.
MARTINS, O. F. L.
LIMA, T. L. B. de
PAIVA, V. F.
Additional Information: JOAO HERBERT MOREIRA VIANA, CNPMS; Gabriela Henriques Soares, UFLA; Odail Farlei Lopes Marins, ISEJ; Túlio Luis Borges de Lima, UFV; Vitor França Paiva, UFMG.
Title: Características químicas e físicas de um solo cascalhento e suas implicações para o manejo sustentável desse solo.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: SBCS: Embrapa Solos: Embrapa Agrobiologia, 2008.
Language: pt_BR
Description: Nesse trabalho foi coletado e analisado um solo cascalhento sob campo cerrado de Sete Lagoas - MG, visando obter subsídios para sua classificação e seu manejo. O solo foi analisado pelos métodos de rotina para fertilidade, química e física. Os resultados indicam que o solo é dominado pelas frações grosseiras, que perfazem mais de 80% da massa dos horizontes. O solo também apresenta acidez trocável elevada e baixos teores de nutrientes, exceto no horizonte superficial. Os testes de infiltração indicam condutividade hidráulica alta. O solo apresenta relativa resistência à erosão, mas de difícil manejo em caso de intervenção. Palavras-chave: granulornetria, fração grosseira, infiltração não saturada
Thesagro: Solo
Data Created: 2008-10-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracteristicasquimicas.pdf296,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace