Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/503540
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 14-Dez-2005
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: BERGO, C. L.
MENDONÇA, H. A. de
SILVA, M. R. da
Informaçães Adicionais: CELSO LUIS BERGO, CPAF-AC; Hélia Alves de Mendonça, Embrapa Acre; Marcos Rocha da Silva, Pesacre.
Título: Efeito da época e frequência de corte de pimenta longa (Piper hispidinervum C. DC.) no rendimento de óleo essencial.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: Acta Amazonica, Manaus, v. 35, n. 2, p. 111-117, 2005.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Aceites esenciales
Safrol.
Rendimiento de los cultivos
Acumulación de materia seca
Conteúdo: A pimenta longa (Piper hispidinervum C. DC.) é uma planta nativa do Estado do Acre. Caracteriza-se pela produção de óleo essencial com alto teor de safrol, usado na produção de perfumes, comésticos e inseticidas. Por ser uma planta ainda em fase de domesticação, há necessidade de pesquisas para maximizar sua produtividade. Um desses estudos refere-se ao melhor mês de corte e ainda se é possível efetuar um ou mais cortes num intervalo de 12 meses. Neste trabalho, objetivou-se, avaliar o melhor mês e freqüência de corte da pimenta longa durante 3 anos. Foram instalados dois experimentos, utilizando-se o delineamento de blocos ao acaso em esquema de parcela subdividida no tempo, sendo os anos as parcelas e os meses as subparcelas. No primeiro, utilizou-se quatro repetições e oito plantas úteis por parcela no espaçamento de 1 x 1 m. Foi realizado somente um corte, num intervalo de 12 meses, em: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. No segundo, utilizou-se nove repetições, efetuando-se dois cortes em 12 meses, com intervalo de quatro meses entre o primeiro e o segundo, sendo estes realizados em outubro/fevereiro, novembro/março e dezembro/abril. Verificou-se em ambos os experimentos que os cortes efetuados mais próximos do final do período chuvoso, março e abril, foram os que apresentaram as maiores produtividades de óleo e que o rendimento (% de óleo essencial) em relação à matéria seca foi maior quando se realizou somente um corte num intervalo de 12 meses.
Thesagro: Pimenta longa
Piper hispidinervum
Produtividade
Época de corte
Óleo essencial
Rendimento
Matéria seca
NAL Thesaurus: Piper longum
Essential oils
Safrole
Crop yield
Dry matter accumulation.
Ano de Publicação: 2005
ISSN: 0044-5967 (impresso)
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
12373.pdf473,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace