Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/504944
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Ago-2006
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LIMA, L. M. da S.
WADT, L. H. de O.
Informaçães Adicionais: Lílian M. da S. Lima, Embrapa Acre; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-RO.
Título: Fenologia de andirobeira (Carapa guianensis Aubl.) e de castanheira (Bertholletia excelsa HBK) no município de Rio Branco, Acre.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15.; MOSTRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 5., 2006, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Ufac, 2006.
Páginas: 2 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produto florestal não madeireiro (PFNM)
Andiroba
Carapa guianensis
Castanheira
Bertholletia excelsa
Fenologia
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Conteúdo: Na década de 90, os produtos florestais não madeireiros foram considerados como uma das principais soluções para conservação das florestas tropicais. O uso sustentável dos recursos naturais foi tido como a grande saída para o desenvolvimento econômico e social de populações que vivem da floresta. Atualmente, vários autores têm questionado essa visão, aumentando consideravelmente os estudos sobre ecologia e economia botânica. Neste contexto, é fundamental o conhecimento técnico-científico sobre o comportamento ecológico de espécies não-madeireiras com interesse econômico, principalmente com relação à definição de estratégias para o manejo. Dentre os aspectos ecológicos, a fenologia de espécies cujo produto principal é o fruto, é um dos primeiros aspectos a serem estudados. A fenologia é o estudo dos fenômenos periódicos do ciclo de vida de espécies vegetais e suas relações com o ambiente que podem ser influenciadas por vários fatores. O presente estudo tem como objetivo obter conhecimentos sobre o comportamento fenológico da Andirobeira (Carapa guianensis) e da Castanheira (Bertholletia excelsa), gerando assim subsídios para o seu manejo visando a produção de frutos.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13821.pdf235,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace