Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/505961
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Mai-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, J. C. dos
SA, C. P. de
ARAUJO, H. J. B. de
Informaçães Adicionais: JAIR CARVALHO DOS SANTOS, CPATU; CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; HENRIQUE JOSE BORGES DE ARAUJO, CPAF-AC.
Título: Aspectos financeiros e institucionais do manejo florestal madeireiro de baixo impacto em áreas de reservas legal de pequenas propriedades, na Amazônia.
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguaçu. O agronegócio do Mercosul e a sua inserção na economia mundial: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 1999. p. 158.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo florestal de baixo impacto
Viabilidade financeira
Pequena propriedade
Reserva legal.
Conteúdo: A legislação brasileira determina que em 50% da área das propriedades rurais na região Amazônica, a floresta primária deve ser conservada como reserva legal, e que esta área deve ser mantida intacta ou explorada com uso de técnicas de manejo sustentável. O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade financeira e os riscos institucionais de um modelo de exploração florestal madeireira em áreas de reserva legal de pequenas propriedades rurais, no estado do Acre, através do uso de manejo de baixa intensidade de extração e baixo impacto ambiental. Na análise financeira foi utilizado o método do orçamento e como indicadores a renda líquida, custo unitário de produção e remuneração da mão de obra familiar. Para fatores institucionais, utilizou-se matrizes desenvolvidas pelo programa ASB ? ?Alternative to Slash and Burn?. Os resultados mostram que o manejo de baixo impacto para produção de madeira em áreas de reserva legal é viável financeiramente e proporciona elevada remuneração ao trabalho familiar. Entretanto, está sujeito a elevados riscos devido a mercado de produtos madeireiros, de insumos e de capitais requeridos, assim como, a regularização junto a órgãos de controle ambiental.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
17641.pdf29,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace