Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/510514
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Nov-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SIVIERO, A.
RAIMUNDO, C. F. E.
LESSA, L. S.
DELUNARDO, A.
PARDINAS, O. B.
Informaçães Adicionais: AMAURI SIVIERO, CPAF-AC; Carlo Filipe E. Raimundo, CNPq; LAURO SARAIVA LESSA, CPAF-AC; Thiago Andres Delunardo, CNPq; Oscar Borreani Pardinas, Ibama.
Título: Farinha mista de mandioca com castanha-do-brasil: uma alternativa agroecológica para a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco. Amazônia, mudanças globais e agronegócios: o desenvolvimento em questão. Brasília, DF: Sober; Rio Branco: Ufac, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Farinha de mandioca
Castanha-do-brasil
Castanha-do-pará
Agricultura familiar
Arranjo produtivo local
RESEX Cazumbá-Iracema
Sena Madureira (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Conteúdo: A farinha de mandioca é o principal produto em importância alimentar servindo como fonte de energia e geração de renda para os agricultores familiares da Amazônia. A castanha-do-brasil é uma das principais fontes de proteína vegetal, geração de emprego e renda para os extrativistas da Amazônia. Este trabalho teve como objetivo analisar o arranjo produtivo local da farinha mista de mandioca com castanha-do-brasil e a produtividade de mandioca em área de agricultores familiares na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, Sena Madureira-AC. Foram avaliados os critérios de dimensões econômicas, agronômicas, ambientais e sociais destes arranjos produtivos locais. O potencial produtivo da mandioca e da castanha foram avaliados através de ensaios de campo e entrevistas técnicas junto às famílias dos agricultores e extrativistas das comunidades Cuidado, Núcleo Cazumbá e Alto Caeté. O resultado desta análise indica que existe grande potencial de desenvolvimento social e econômico de toda a RESEX, com geração e distribuição de renda.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20099.pdf113,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace