Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513353
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERREIRA, J. M.
PINTO, R. W. P.
DONAGEMMA, G. K.
BALIEIRO, F. de C.
POLIDORO, J. C.
ANDRADE, A. G. de
ARAUJO, F. de O.
GASPARELLO, P.
Additional Information: JULIANA MARTINS FERREIRA, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC RIO; RODRIGO WAGNER PAIXÃO PINTO, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC RIO; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; FABIANO DE OLIVEIRA ARAUJO, CNPS; PEDRO GASPARELLO, CONSULTOR TECNICO DO RANCHO ML.
Title: Matéria seca e nutrientes em plantas de pinhão manso (Jatropha curcas) em áreas de Cambissolo de Rio das Flores - RJ.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Fortaleza: SBCS, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Pinhão manso
Crescimento vegetal
Description: O Pinhão manso (Jatropha Curcas L.) é uma cultura de potencial econômico para a produção de biodiesel no Estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado no município de Rio das Flores, Rio de Janeiro RJ, com o objetivo avaliar a matéria seca acumulada na parte aérea e nas raízes de plantas de pinhão manso amostradas em áreas sob regime hídrico distinto. Os teores de C, P, K, Ca e Mn nesses tecidos foram também avaliados. Doze plantas em cada área foram amostradas e seus tecidos pesados no campo. Sub-amostras de cada compartimento foram analisadas quimicamente. As plantas amostradas no ambiente mais úmido apresentaram teores de todos os nutrientes (exceto C) mais altos, embora a fertilidade das áreas não tenha apresentado diferenças marcantes. O pinhão Para tanto, foi realizada a coleta aleatória de quatro amostras de plantas na área total. Os materiais vegetais amostrados foram medidos, pesados, postos a secar e submetidos ás análises de carbono total e foi feitas coletas de amostras de solo. A partir dos resultados, os teores de carbono não tiveram grandes variações, portanto, somente o caule, próximo ao rio obteve uma concentração do teor de carbono com uma média de 351,9, nas observações de matéria seca, o experimento próximo ao rio, obteve uma distribuição de biomassa em todo os compartimentos do vegetal, ao contrário do experimento distante do rio. Já as análises de crescimento sofreu uma interrupção, decorrente a uma chuva de granizo, portanto, após este evento as plantas tiveram um crescimento reduzido.
NAL Thesaurus: biodiesel
Data Created: 2009-10-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBCS2009DONAGEMMA3165.pdf61,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace