Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/51829
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Ago-1996
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GIRAO, E. S.
GIRAO, R. N.
MEDEIROS, L. P.
Informaçães Adicionais: Eneide Santiago Girão, UEPAE de Teresina; Raimundo Nonato Girão, UEPAE de Teresina; Luiz Pintos Medeiros, UEPAE de Teresina.
Título: Prevalência, intensidade de infecção e variação estacional de helmintos em caprinos no estado do Piauí.
Edição: 1986
Fonte/Imprenta: In: SEMINARIO DE PESQUISA AGROPECUARIA DO PIAUI, 4., 1986, Teresina. anais... Teresina: EMBRAPA-UEPAE de Teresina, 1986. p.350-373.
Série: (EMBRAPA-UEPAE de Teresina. Documentos, 6).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Goat
Piaui
Brasil.
Conteúdo: No periodo de julho/77 a agosto/79, estudou-se a epidemiologia das helmintoses em 52 caprinos sem raça definida (SRD) criados extensivamenteno municipio de Valença do Piaui, atraves do exame de ovos por grama de ovos por grama de fezes (OPG), coprocultura e necropsias mensais em animais infectados naturalmente sendo 26 com idade de 3 a 6 meses e 26 com 9 a 12 meses. Os helmintos identificados foram: Heamonchus contortus, Trichostrongylus colubriformis, T. axei, Cooperia curticei, C. punctata, C. pectinata, Strongyloides papillosus, Oesophagostomum columbianum, Trichuris ovis, Trichyris sp., Moniezia expansa e Cysticercus tenuicollis. Os helmintos que ocorreram, em media, com maior intensidade e frequencia foram, respectivamente: H. contortus (697, 6 e 92, 3%,T. colubrifromis (340,5 e 86,4%) e O. columbianum (53,7 e 96,1%). Os dados de OPG indicaram aumento do nivel de infecção por Strongyloidea durante a época chuvosa. As necropsias revelaram que os caprinos são parasitados por helmintos durante todo o ano e, mais especificamente na epoca chuvosa.
Thesagro: Caprino
Infecção
Verminose.
Ano de Publicação: 1986
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seminario3500001.pdf608,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace