Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/529572
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA NETO, J. de
SOUSA, F. B. de
ARAUJO FILHO, J. A. de
CABRAL, J. E. de O.
Additional Information: JOSÉ DE SOUZA NETO, CNPAT; FRANCISCO BENI DE SOUSA, CNPC; JOÃO AMBRÓSIO DE ARAÚJO FILHO, CNPC; JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA CABRAL, CNPAT.
Title: Viabilidade dos sistemas de manejo da caatinga para a produção de ovinos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 41., 2003, Juiz de Fora, MG. Exportações, segurança alimentar e instabilidade dos mercados: resumos. Juiz de Fora: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2003. p. 140.
Language: pt_BR
Keywords: Manejo de pastagem
Viabilidade econômica
Brasil
Nordeste.
Description: Este trabalho apresenta a análise da viabilidade econômica dos sistemas de manejo em áreas de pastagem nativa associadas à produção de ovinos, na região de caatinga no Nordeste do Brasil. Quatro sistemas de manejo da caatinga foram analisados: caatinga raleada (CR), caatinga raleada e adubada (CRA), caatinga raleada e enriquecida (CREI e caatinga raleada enriquecida e adubada (CREA). A análise econômica utilizando a taxa interna de retorno, o valor presente líquido e o período de recuperação do capital, demonstrou a viabilidade econômica do sistema de manejo quando foi usado o método de raleamento da caatinga com adubação fosfatada e enriquecida com gramão Cynodon dactylon (CREA) associado à produção de ovinos, com preços de venda diferenciados (R$ 0,80, R$ 1,00 e R $ 1,30 / kg de peso vivo) de acordo com o método de comercialização escolhido.
Thesagro: Análise Econômica
Caatinga.
Data Created: 2003-08-08
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACViabilidadedossistemas.pdf139,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace