Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/531442
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Dez-2005
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MORAES, E. A.
TORRES, C. A. A.
AMORIM, L. da S.
MAFFILI, V. V.
FONSECA, J. F. da
BRUSCHI, J. H.
GUIMARAES, J. D.
CARVALHO, G. R. de.
Informaçães Adicionais: JEFERSON FERREIRA DA FONSECA, CNPC.
Título: Crescimento folicular no intervalo do início do estro à ovulação de cabras lactantes tratadas com somatotropina bovina recombinante e sincronizadas com CIDR reutilizado.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 42., 2005, Goiânia. A produção animal e o foco no agronegócio: anais. Goiânia: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005. 4 f. CD ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Caprino
Reprodução
Hormônio de crescimento
Crescimento folicular
Ciclo estral
Sincronização
Somatotropina
r-bST
Conteúdo: 0 objetivo deste estudo foi verificar 0 desenvolvimento folicular de cabras tratadas com somatotropina bovina recombinante (r-bST) ao protocolo de sincronizaçao de estro, utilizando 0 dispositivo Controlled Internal Drug Release (CIDR) durante seis dias. Foram utilizadas 26 cabras da raça Toggenburg, divididas em dois tratamentos: T1 (n=13), cabras tratadas com quatro injeçoes de 250 mg de r-bST, a intervalos de 14 dias; e T2 (n=13), cabras tratadas com soluçao salina (controle). No dia zero, colocou-se 0 dispositivo e injetou 22,5mg de prostaglandina sintetica (d-cloprostenol) nos animais dos dois tratamentos. 0 dispositivo foi retirado no sexto dia. Todas as femeas em estro foram submetidas a monta natural. Acompanhando o desenvolvimento folicular apos remoçao do dispositivo observamos que a taxa de crescimento dos foliculos ovulatorios foram de 0,61 + 0,01 para T1 e 0,58 + 0,01 mm/hora para T2; P<0,05. Concluiu-se que o crescimento folicular em cabras tratadas com r-bST, apos sincronizaçao do estro com o dispositivo CIDR, nao foi afetado.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACCrescimentofolicularnointervalo.pdf105,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace