Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/532812
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Tese/dissertação (ALICE)
Data do documento: 3-Mar-2008
Tipo do Material: Tese/dissertação (ALICE)
Autoria: CARMO, M. P. do
Título: Sistemas de produção de caprinos leiteiros e perfil de produtores associados às cooperativas de Jussara e Valente na Bahia.
Fonte/Imprenta: 2007.
Páginas: 80 f.
Idioma: pt_BR
Notas: Dissertação (Mestrado em Produção Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Orientador: Iran Borges (UFMG); Co-orientador: Evandro Vasconcelos Holanda, Embrapa Caprinos (CNPC).
Palavras-chave: Brasil
Bahia
Caprino leiteiro.
Conteúdo: Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar os sistemas de produção aplicados a caprinos leiteiros criados por produtores associados às cooperativas de Jussara e Valente; na Bahia. Utilizaram-se dados retirados de entrevistas com 45 produtores que utilizavam o leite para consumo próprio ou venda; realizando-se estatística descritiva para descrever a natureza das variáveis estudadas. As propriedades possuíram; como mediana; 20 hectares. A maior utilização da terra correspondeu à forragem cultivada buffel (Cenchrus ciliaris) e à caatinga bruta. O rebanho de caprinos constou de 28 cabeças e a mediana de cabras em lactação foi de oito cabeças por dia. Em 42% das propriedades; os animais se alimentavam em áreas de terras devolutas. O sistema de produção animal pôde ser caracterizado como um sistema misto. A mediana de produção obtida foi de cinco litros ao dia e a mediana da produção comercializada mensalmente foi de 250 litros. Apenas 31;11% dos produtores faziam alguma anotação com relação ao seu rebanho. Dos produtores; 20% realizavam monta natural controlada e 11;11% realizavam estação de monta. Os reprodutores mais utilizados foram os SRD; sendo que 46;66% dos produtores os escolhiam sem objetivos de melhorar alguma característica. Com relação às matrizes; a mediana de partos por cabra por ano foi de um; sendo que 55;56% dos produtores descartavam as matrizes quando as mesmas apresentavam problemas produtivos e reprodutivos e somente 33;33% observavam alguma característica ao escolherem a matriz. Observou-se uma grande variabilidade dos fatores de produção e comercialização.
Thesagro: Criação
Sistema de produção.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSSistemasdeproducao.pdf374,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace