Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533861
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRITO, I. F. de
ANDRIOLI, A.
PAULA, N. R. O. de
PINHEIRO, R. R.
SOUSA, F. M. L.
SOUZA, K. C.
ÁVILA, A. A.
Additional Information: Ismênia França de Brito, Graduanda em Zootecnia Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Amanda Aragão Ávila, Graduanda UVA Bolsista da FUNCAP.
Kelma Costa Souza, pós-graduanda UVA
Fabiane Maria Lima Sousa, pós-graduanda UFC
RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC
Ney Rômulo Oliveira de Paula, pós-graduando UECE
ALICE ANDRIOLI, CNPC
Title: Caprinos nativos infectados experimentalmente com o vírus da Artrite Encefalite Caprina (CAEV): avaliação do índice articular clínico durante o período de 18 meses no estado do Ceará.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008. 3 f.1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Raça nativa
Moxotó
Artrite encefalite caprina
CAEV
Brasil
Ceará.
Description: Este estudo teve como objetivo avaliar, por um período de 18 meses, o índice articular de caprinos nativos, infectados experimentalmente com o vírus da Artrite Encefalite Caprina (CAEV) no Estado do Ceará. Foram utilizados dez reprodutores subdivididos em dois grupos (Inoculados I e Controle C). Cinco animais foram inoculados com 106 TCID50/mL do lentivírus caprino por via intravenosa e cinco permaneceram como grupo controle. O experimento foi realizado de acordo com os princípios éticos da experimentação animal. Foram realizadas mensurações mensais nos animais para obtenção do Índice Articular Clínico (IAC), que ainda foram verificados quanto à presença de sinais clínicos indicativos de problemas articulares, como claudicação e dor, e foi coletado sangue mensalmente para diagnóstico do CAEV. Os animais inoculados com o CAEV apresentaram aumento gradativo e significativo do IAC (p<0,05) após o aparecimento de anticorpos detectáveis pelo IDGA, que ocorreu entre 106 a 135 dias após a inoculação. Comparando-se os grupos inoculados e controle observou-se um aumento do IAC estatisticamente significativo (p<0,05) no período após a soroconversão. Concluiu-se que os animais nativos são susceptíveis a Artrite Encefalite Caprina (CAE) e desenvolvem problemas articulares.
Thesagro: Caprino
Inoculação.
NAL Thesaurus: Lentivirus.
Data Created: 2008-12-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACCaprinosnativos.pdf128,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace