Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533970
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 19-Mai-2008
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: GONÇALVES, J. de S.
NEIVA, J. N. M.
VIEIRA, N. F.
OLIVEIRA FILHO, G. S. de
LOBO, R. N. B.
Informaçães Adicionais: Josemir de Souza Gonçalves, Bolsista iniciação pesquisa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE; José Neuman Miranda Neiva, UFC; Najla Ferreira Vieira, UFC; Geraldo Soares de Oliveira Filho, Bolsista iniciação científica, UFV, Viçosa, MG; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC.
Título: Valor nutritivo de silagens de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) com adição de diferentes níveis dos subprodutos do processamento de acerola (Malpighia glabra L.) e de goiaba (Psidium guajava L.).
Edição: 2004
Fonte/Imprenta: Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 35, n. 1, p. 131-137, jan./jun., 2004.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Resíduo agroindustrial.
Conteúdo: Dois experimentos foram conduzidos no Núcleo de Pesquisa em Forragicultura da Universidade Federal do Ceará, localizado na cidade de Fortaleza . CE. Objetivou-se avaliar o valor nutritivo de silagens de capim elefante com diferentes níveis de adição (0, 5, 10, 15 e 20%) dos subprodutos desidratados da acerola (Malpighia glabra) e da goiaba (Psidium guajava) em delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições. Após 40 dias da ensilagem, os silos (tubos de PVC de 100 mm de diâmetro por 340 mm de comprimento) foram abertos e coletadas amostras para determinação dos teores de Matéria Seca (MS), Proteína Bruta (PB), Fibra em Detergente Neutro (FDN), Fibra em Detergente Ácido (FDA), Hemicelulose (HC) e valores de pH das silagens. No nível de adição de 15% de subproduto da acerola e subproduto da goiaba as silagens alcançaram a faixa ideal de MS (30 . 35%) indicada para a ocorrência de um bom processo fermentativo. O nível mínimo de 7% de PB não foi alcançado em nenhum nível de adição de subproduto da goiaba às silagens. Já com a adição de 6,32% de subproduto da acerola este nível foi alcançado. Os teores de FDN não variaram com adição de ambos os subprodutos. No que diz respeito aos teores de FDA, apenas a adição do subproduto da acerola às silagens proporcionou elevações significativas desta variável. Em todos os níveis de adição dos subprodutos, as silagens se mantiveram dentro da faixa ideal de pH considerada para silagens bem conservadas (3,8 . 4,2).
Thesagro: Capim Elefante
Composição Química
Ensilagem
Fermentação
Pennisetum Purpureum
Subproduto.
Ano de Publicação: 2004
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APIValornutritivodesilagensdecapimelefante.pdf208,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace