Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534086
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 8-Jun-2009
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: NUNES, L. A. P. L.
ARAUJO FILHO, J. A. de
HOLANDA JUNIOR, E. V.
MENEZES, R. I. de Q.
Informaçães Adicionais: Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes, UFPI; João Ambrósio de Araújo Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); EVANDRO VASCONCELOS HOLANDA JUNIOR, CNPC; Rony Ítalo de Queiroz Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Título: Impacto da queimada e de enleiramento de resíduos orgânicos em atributos biológicos de solo sob caatinga no semi-árido nordestino.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Caatinga, Mossoró, v. 22, n. 1, p. 131-140, jan./mar., 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Enleiramento
Quociente metabólico
Semi-árido
Nordeste
Brasil.
Conteúdo: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da queima tradicional e do enleiramento de resíduos orgânicos em atributos biológicos de solos sob caatinga. Foram selecionadas quatro áreas de caatinga de 1 ha, a saber: a) área que foi desmatada, queimada e plantada com milho e feijão, após cinco anos de pousio (CQ); b) área que foi desmatada e os resíduos orgânicos reunidos em leiras e plantada com milho e feijão entre as leiras, após cinco anos de pousio (CL); c) área com 5 anos de pousio (P5); d) mata secundária com cerca de 50 anos (Mata). Foram coletadas, nessas áreas, amostras de solos nas camadas de 0 ? 20 cm compostas de vinte subamostras em março de 2006. Foram avaliados o carbono da biomassa microbiana (CBM), respiração basal microbiana (C-CO2), quociente metabólico microbiano (q CO2) e relação CBM:COT (qMIC). Em adição foram avaliados o carbono orgânico total (COT) e alguns atributos químicos do solo. Os maiores valores de CBM e relação CBM:COT foram encontrados na Mata, P5 e CL, enquanto os de COT foram registrados na Mata, CQ e P5. Os maiores valores de liberação de C-CO2 foram observados em CQ e Mata, seguidos de CL e P5. O qCO2 foi maior no CQ, em comparação aos demais tratamentos que não diferiram entre si. A análise multivariada mostrou ser uma ferramenta auxiliar importante ao discriminar o CBM como sendo o atributo que mais contribuiu na separação entre as áreas estudadas.
Thesagro: Caatinga
Qualidade
Resíduo Orgânico
Solo.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APIImpactodaqueimada.pdf124,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace