Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534200
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 2-Jul-2008
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: CHAPAVAL, L.
MELOTTI, L.
ROSSI JÚNIOR, P.
OLIVINDO, C.de S.
REGO, J. P. A.
Informaçães Adicionais: Lea Chapaval, Embrapa Caprinos (CNPC); Laércio Melotti, Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Paulo Rossi Júnior, Universidade Federal do Paraná; Cellyneude Olivindo, pós-graduação Universidade Federal do Ceará (UFC); João Paulo Arcelino, graduação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Título: Relação volumoso concentrado sobre as concentrações ruminais de amônia, pH e ácidos graxos voláteis em vacas leiteiras mestiças.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Saúde Produção Animal, v. 9, n.1, p. 18-28, jan/mar, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bovino
Vaca
Nutricao animal
Amônia
Rúmen
pH ruminal
Concentrado energético
Conteúdo: O objetivo com este trabalho foi avaliar o efeito da inclusão de níveis crescentes de concentrados nas rações, sobre as concentrações de amônia e pH ruminal e sobre as concentrações dos ácidos graxos voláteis no rúmen. Foram utilizadas doze fêmeas bovinas, não lactantes e não gestantes, dotadas de cânulas ruminais distribuídas em blocos casualizados. Estes animais foram alimentados á vontade com feno Russel grass (Cynodon sp) e concentrados nas proporções de 25%, 50% ou 75% com base na matéria seca. O experimento constou de dois subperíodos experimentais com duração de 28 dias cada, sendo 23 dias de adaptação, e o 28° para a colheita de líquido ruminal (0, 2, 4, 6, 8, 10 e 12 horas). Observou-se redução linear nas concentrações de NNH3 com o aumento dos níveis de concentrado; o pH reduziu linearmente em função dos tempos de coleta das amostras e dos níveis de concentrados nas rações. Não houve efeito significativo das proporções de concentrados sobre a concentração de AGVs totais, porém foi observado um efeito linear significativo sobre as relações acetato:propionato.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APIRelacaovolumosoconcentradosobreasconcentracoesruminaisdeamonia.pdf59,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace