Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534472
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAMPANHA, M. M.
GOMES, T. O.
HOLANDA JÚNIOR, E. V.
GUIMARÃES, V. P.
Additional Information: Mônica Matoso Campanha, CNPC; Thiago Oliveira Gomes, bolsista CNPq Embrapa Caprinos(CNPC); Evandro Vasconcelos Holanda Júnior, CNPC; Vinícius Pereira Guimarães, Embrapa Caprinos (CNPC).
Title: Características de propriedades de agricultores familiares de comunidades "Fundo de Pasto" do sertão baiano do São Francisco.
Publisher: In: CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Agricultura familiar e sustentabilidade: [Resumos dos trabalhos]. [Fortaleza]: Fundação Konrad Adenauer Stiftung; Embrapa Agroindústria Tropical; UFC, 2008. Resumo 5.
Language: pt_BR
Notes: Projeto financiado pelo CNPq
Keywords: Código florestal
Caraterização
Fundo de Pasto
Brasil
Bahia
Smallholders.
Description: No sertão baiano do São Francisco predomina forma tradicional de exploração coletiva de áreas denominada Fundo de Pasto. Nestas comunidades são praticadas a criação de ruminantes em área coletiva, e a produção agrícola para subsistência e suplementação alimentar dos rebanhos. O pouco investimento e a degradação destes agroecossistemas são ameaças a essas comunidades. Para que sejam propostas alternativas aos usuais itinerários técnicos de produção, fez-se o diagnóstico de famílias representativas dos Fundos de Pasto. Entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006, a Embrapa Caprinos, a Embrapa Semi-árido e parceiros aplicaram quarenta e cinco questionários distribuídos em treze comunidades. Os dados são apresentados em valores médios e da variação da amostra. Foi encontrada atividade agrícola em 91,1% das famílias, sendo que em 46,7% delas ela compunha a renda principal. Na agricultura, o fogo foi ainda muito utilizado (53,3% das famílias), em geral para facilitar o plantio das culturas. Cerca de um terço das famílias (28,9%) fizeram a adubação orgânica, nenhuma delas a fertilização química, e 26,7% aplicavam defensivos agrícolas. As espécies cultivadas mais expressivas foram o milho (Zea mays) e o feijão (Phaseolus vulgaris). Em consórcio, estiveram presentes em 64,4% das propriedades, em cultivo solteiro, milho em 20% e feijão em 13,3%. A maioria das propriedades (73,3%) utilizava os restos destas culturas para alimentação animal. Também foram encontrados em plantio conjunto, melancia/abóbora (Citrullus vulgaris/Cucurbita spp) (8,9% das propriedades), mandioca/café (Manihot utilíssima/Coffea arábica) (2,2%) e banana/café (Musa spp/C. arabica) (2,2%). A melancia (C. vulgaris) (33,3%), a mandioca (M. utilissima) (17,8%), a banana (Musa spp) (8,9%), o inhame (Dioscorea sp) (4,4%), a batata (Solanum tuberosum) (4,4%) e o melão (Cucumis melo) (2,2%) também fizeram parte da alimentação e renda destas famílias. A atividade agrícola foi importante nas comunidades Fundo de Pasto do sertão da Bahia, gerando renda, diversificando a alimentação e suplementando os rebanhos. Milho e feijão foram as culturas mais importantes dentre as espécies cultivadas. O conhecimento da realidade da agricultura nesta região auxiliará na busca de melhoria de vida destas famílias ajustada à realidade do semi-árido nordestino.
Thesagro: Agricultura familiar
Caatinga
Comunidade rural
NAL Thesaurus: Small farms
Rural communities
Semiarid soils
Brazil.
Data Created: 2008-11-18
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACCaracteristicasdepropriedades.pdf21,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace