Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534481
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Set-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTIAGO, L. B.
PINHEIRO, R. R.
BRITO, R. L. de
RODRIGUES, A. de S.
SANTOS, W. W. S. dos
ALVES, F. S. F.
Informaçães Adicionais: Lauana Borges Santiago, Pós-graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC; Roberta Lomonte Lemos de Brito, Bolsista FUNCAP, pós-graduanda UVA; Apoliana de Sousa Rodrigues, pós-graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Vanderlan Warlington Souza dos Santos, Pós-graduando UVA bolsista FUNCAP; FRANCISCO SELMO FERNANDES ALVES, CNPC.
Título: Custo do exame microbiológico para o diagnóstico de mastite causada por Staphylococcus aureus e Staphylococcus sp. coagulase-negativa em cabras leiteiras.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009. 3 f.1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Caprino leiteiro
Mastite
Exame microbiológico
Staphylococcus aureus e Staphylococcus sp.
Conteúdo: A mastite é uma inflamação da glândula mamária, causada pela infecção por diversos tipos de microrganismos, principalmente bactérias. O objetivo do diagnóstico microbiológico da mastite é o oferecimento de resultados rápidos e seguros para o diagnóstico preciso da infecção, identificação do agente etiológico e, consequentemente, direcionamento do tratamento e determinação de práticas de controle eficazes. O objetivo deste trabalho foi estimar os custos do exame microbiológico de amostras de leite para disponibilizar dados sobre o assunto ao público interessado e possibilitar a utilização do teste para o diagnóstico e identificação do agente causador da mastite no Brasil. O exame microbiológico foi realizado para isolamento e identificação de Staphylococcus sp. coagulase-negativa e Staphylococcus aureus. Na estimativa do custo do teste, procurou-se abranger todas as despesas desde a chegada das amostras ao laboratório, preparo de meios e reagentes, até a realização final das análises. Foram considerados custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. Estimou-se como o custo total para o exame microbiológico, o valor de R$ 3,38 por amostra de leite analisada, recomendando-se a utilização do teste somente para os casos de mastite clínica, recidivante ou suspeitas de mastite causada por microrganismos pouco habituais, para escolha do antibiótico de eleição para o tratamento dos animais. Foi considerado um teste caro para ser utilizado no diagnóstico de rotina da mastite.
Thesagro: Cabra
Custo.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACCustodoexamemicrobiologicoparaodiagnosticodemastitecausadaporStaphylococcusaureus.pdf174,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace