Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534535
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Set-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRITO, R. L. de
ANDRIOLI, A.
LOBO, R. N. B.
OLIVEIRA, E. L. de
ALBUQUERQUE, F. H. M. A. R. de
PINHEIRO, R. R.
Informaçães Adicionais: Roberta Lomonte Lemos de Brito, Bolsista FUNCAP pós-graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); ALICE ANDRIOLI PINHEIRO, CNPC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; EDUARDO LUIZ DE OLIVEIRA, CNPC; FERNANDO HENRIQUE M A R DE ALBUQUER, CNPC; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC.
Título: Avaliação reprodutiva de cabras soropositivas e soronegativas para o vírus da Artrite-Encefalite Caprina.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009. 3 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Caprino
Cabra
Doença animal
CAE
Artrite Encefalite Caprina
Fertilidade
Eficiência reprodutiva
Desempenho reprodutivo
Prolificidade
Esterelidade
Taxa de gestação
Prenhez
Brasil
Ceará
Sobral
Conteúdo: Realizou-se neste estudo uma avaliação reprodutiva de cabras ½ Anglo-Nubiana x ½ Saanen soropositivas e soronegativas para o vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV), criadas no semi-árido nordestino. Adotou-se estação de monta controlada com duração de 45 dias, sendo 99 cabras (54 soropositivas e 45 soronegativas para o CAEV, diagnosticadas pelo teste de Imunodifusão em Gel de Agarose ? IDGA e ?Western Blot? - WB), quatro reprodutores e quatro rufiões, com proporção macho: fêmea de 1:30. Todos os machos eram soronegativos para CAEV, também diagnosticados pelo IDGA e WB. Os parâmetros avaliados foram: duração da gestação; fertilidade; fertilidade ao parto; serviços por concepção; prolificidade; taxa de gemelaridade; peso dos cabritos ao nascimento e a desmama; peso das matrizes ao parto; sexo das crias; tipo de parto; presença ou ausência de parto distócico/ retenção de placenta; taxa de abortos e de natimortos; taxa de natalidade; taxa de desmame; taxa de mortalidade aos 30 dias e ao desmame (83 - 89 dias). Foi observada diferença estatística (P<0,05) entre os grupos, nos seguintes parâmetros: serviços por concepção, taxa de infertilidade, peso vivo das crias ano nascimento, taxa de natalidade e taxa de mortalidade a desmama. No presente estudo foi possível concluir que o CAEV pode contribuir no comprometimento de parâmetros reprodutivos de rebanhos caprinos.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACAvaliacaoreprodutivadecabrassoropositivasesoronegativasparaovirusdaArtriteEncefalite.pdf165,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace