Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534561
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 16-Jun-2009
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: FERREIRA, A. C. H.
NEIVA, J. N. M.
RODRIGUEZ, N. M.
SANTANA, G. Z. M.
BORGES, I.
LÔBO, R. N. B.
Informaçães Adicionais: Ana Cristina Holanda Ferreira, UFT; José Neuman Miranda Neiva, Universidade Federal de Tocantins (UFT); Norberto Mário Rodriguez, UFMG; Guaraciaba Zaira Moreira Santana, Instituo Mineiro de Aropecuária; Iran Borges, UFMG; Raimundo Nonato Braga Lôbo, Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC).
Título: Desempenho produtivo de ovinos alimentados com silagens de capim-elefante contendo subprodutos do processamento de frutas.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 40, n. 2, p. 315-322, abr./jun., 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Desempenho produtivo
Capim-elefante
Agroindústria.
Conteúdo: Esta pesquisa foi realizada objetivando-se avaliar o desempenho produtivo e os consumos de matéria seca (CMS), proteína bruta (CPB) e fibra em detergente neutro (CFDN) em ovinos confinados e alimentados com dietas à base de silagem de capim-elefante exclusivo e ensilado com adição de 7% do subprodutos da acerola (SACD); 10,5% do pseudofruto do caju (SPCD) e com 10,5% do subprodutos do abacaxi desidratados (SABD). Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições sendo cada repetição composta por um ovino. Para CMS (g/animal/dia, %PV e g/kg PV0,75) e CPB (g/animal/dia e %PV), as silagens com 10,5% do SPCD resultaram em consumo superior às silagens exclusivas de capim-elefante, enquanto para CFDN houve maior ingestão das silagens com adição dos subprodutos. Maior ganho de peso foi observado para os animais alimentados com as silagens contendo o SPCD e SABD em comparação as silagens exclusivas de capim-elefante.Para a conversão alimentar observou-se maior eficiência de conversão alimentar para as dietas à base de SABD em relação às silagens exclusivas de capim-elefante. Conclui-se que os SPCD e SABC podem ser utilizados na ensilagem de capim-elefante uma vez que melhoram o ganho de peso dos animais.
Thesagro: Confinamento
Fruta
Nutrição Animal
Ovino
Pennisetum Purpureum
Silagem
Resíduo
Subproduto.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APIDesempenhoprodutivodeovinosalimentadoscomsilagensdecapimelefante.pdf115,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace