Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571388
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MENEZES, L. F. de O.
LOUVANDINI, H.
MARTHA JÚNIOR, G. B.
MCMANUS, C.
GARCIA, J. A. S.
MURATA, L. S.
Additional Information: Luizângele Figueiredo de Oliveira Menezes, UnB; Helder Louvandini, UnB; Geraldo Bueno Martha Júnior, CPAC; Concepta McManus, UnB; José Américo Soares Garcia, UnB; Luci Sayori Murata, UnB.
Title: Características de carcaça, componentes não-carcaça e composição tecidual e química da 12º costela de cordeiros Santa Inês terminados em pasto com três gramíneas no período seco.
Publisher: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 37, n. 7, p. 1286-1292, 2008. Suplemento.
Language: pt_BR
Keywords: Antropogon
Ovine
Grass.
Description: Foram avaliadas as características de carcaça, os componentes não-carcaça e o rendimento da 12a costela de cordeiros Santa Inês terminados em pastejo rotacionado com três forrageiras tropicais (A. gayanus Kunth, cv. Planaltina,P. maximum Jacq., cv. Aruana e P. maximum Jacq., cv. Tanzânia), no período seco do ano. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com 11 ovinos (3 meses de idade e 18,8 ± 2,88 kg PV) em cada tratamento. Os animais receberam suplementação com concentrado em níveis crescentes, conforme o avançar do período seco, além de sal mineral à vontade. Ao final de 82 diasde experimento, os animais foram abatidos; no dia anterior ao abate, a área de olho-de-lombo (AOL) foi mensurada com ultra-som (AOLUS). Avaliaram-se o peso ao abate (PA), o peso de carcaça quente (PCQ), o rendimento de carcaça quente (RCQ), o comprimento da carcaça (CC), o escore de gordura subcutânea (EGS), o peso da meia-carcaça quente (PMCQ), os cortes da meia-carcaça (costela/fralda, costeleta, lombo, paleta, pernil, e pescoço) e os pesos da pele (PELE), das vísceras torácicas (VT) e abdominais (VA) e dos testículos (TE). A 12a costela foi avaliada quanto ao peso total (PT), AOL, aos pesos e às porcentagens de músculo (MUSC), osso (OSSO) e gordura (GORD) e os constituintes químicos. As características PA, PCQ, RCQ, PELE e GORD não diferiram entre os animais terminados em pastos de capim-aruana e capim-tanzânia, mas foram superiores nos animais terminados em pasto de capim-andropogon. Os rendimentos de pescoço, costela/fralda e costeleta dos animais terminados em capim-tanzânia foram superiores aos obtidos nos animais terminados em capim-andropogon e aruana, que não diferiram entre si. As demais características de carcaça, dos componentes não-carcaça e da 12a costela não diferiram entre os tratamentos. Os ovinos mantidos em pastagem de capim-aruana e capim-tanzânia apresentaram melhores características de carcaça e desempenho mais satisfatório em comparação aos terminados em pasto de capim-andropogon.
Thesagro: Aruaná
Andropogon Gayanus
Nutrição
Ovino
Panicum Maximum.
NAL Thesaurus: Tanzania
nutrition.
Data Created: 2009-01-22
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
menezeslfdeo01.2008.pdf50,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace