Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571459
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 4-Fev-2009
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SOFIATTI, V.
ARAÚJO, E. F.
ARAÚJO, R. F.
REIS, M. S.
SILVA, L. V. B. D.
CARGNIN, A.
Informaçães Adicionais: Valdinei Sofiatti, CNPA; Eduardo Fontes Araújo, UFV; Roberto Fontes Araújo, CTZM; Múcio Silva Reis, UFV; Leda Verônica Benevides Dantas Silva, UFV; Adeliano Cargnin, CPAC.
Título: Uso do hipoclorito de sódio para degradação do endocarpo de sementes de cafeeiro com diferentes graus de umidade.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Sementes, v. 30, n. 1, p. 150-160, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Hipoclorito de sódio
Degradação do pergaminho
Café
Semente
Germinação
Sodium hypochlorite
Endocarp degradation
Seeds
Coffee
Germination
Conteúdo: Objetivou-se estudar combinações entre concentrações de hipoclorito de sódio e tempos de pré-embebição que proporcionem maior velocidade de germinação das sementes de cafeeiro com graus de umidade entre 13 e 33% em base úmida. As sementes da variedade Catuaí Vermelho IAC 44 foram secadas à sombra até atingirem as umidades desejadas. Foram realizados cinco ensaios, um para cada grau de umidade das sementes (13, 18, 23, 28 e 33%). Cada ensaio foi constituído por 12 tratamentos, formados pelas combinações de 5 concentrações de hipoclorito de sódio na solução de pré-embebição (3, 4, 5, 6 e 7% de cloro ativo) e 2 tempos de pré-embebição (3 e 6 horas), além de sementes com pergaminho e sem pergaminho, removido manualmente (testemunha). As sementes foram avaliadas por meio dos testes de primeira contagem de germinação, germinação, índice de pré-embebição das sementes de cafeeiro em hipoclorito de sódio na concentração de 6% de cloro e índice de velocidade de germinação semelhantes ao tratamento testemunha, quando as sementes apresentavam grau de umidade inicial entre 23 e 33%. Nas sementes com grau de umidade de 18 e 13%, a pré-embebição em hipoclorito de sódio proporcionou desempenho germinativo inferior às sementes sem pergaminho, removido manualmente, independente da combinação entre concentração e tempo de embebição utilizada.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sofiattiv022008.pdf175,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace